Suporte pedagógico e de tecnologia mantêm a experiência do ensino da Católica Salesiana

O estudo online se tornou uma realidade para todos os estudantes de graduação do país em meio à Pandemia do Coronavírus em 2020. Com os protocolos de prevenção adotados, os desafios dos universitários, professores, coordenações pedagógicas e profissionais de Tecnologia da Informação, foram organizar as formas de conectar, tornar o ensino remoto mais atrativo e aprender com novas rotinas diárias de estudo.

Neste contexto, a Faculdade Católica Salesiana criou a Católica Online, uma rede de ferramentas digitais composta especialmente pela Plataforma Microsoft Teams, que tem possibilitado não só a manutenção das aulas, como a realização de avaliações, defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, promoção de eventos, entre outras interações educacionais.

Além disso, o suporte psicológico e a motivação dos alunos são constantes na educação Salesiana. A estudante do 2º período de Psicologia, a enfermeira Danielly Cristina da Silva Andrade, revela que o apoio da instituição foi fundamental não só para dar continuidade e promover a sua adaptação ao ensino online, como também o apoio dispensado pela coordenação do curso foi fundamental para seu equilíbrio emocional, estando na linha de frente do combate ao Covid-19.

“Sou enfermeira há 16 anos e num primeiro momento eu pensei em abandonar a faculdade diante de tantos desafios, mas o coordenador Marcello Santos e os professores foram essenciais para minha superação, porque foram empáticos e me acolheram de forma muito especial. No formato de ensino online, os professores foram ponderados no sentido de fazer todas as cobranças que eram e que são necessárias para uma graduação, mas dentro desse cenário de pandemia, dando-nos todo suporte. Na experiência da plataforma online, temos aulas expositivas dialogadas, todo o conteúdo teórico tem sido enviado semanalmente, sem falar no apoio pedagógico com uso de redes sociais, que possibilitou uma aproximação muito grande neste momento. Com o apoio e a dedicação da equipe da Católica Salesiana, eu me surpreendi ao final deste período com a experiência adquirida e o resultado alcançado. Foi muito além das minhas expectativas”, disse Danielly ao destacar que “permanece satisfeita com a Católica Salesiana, que consegue manter a qualidade do Ensino Superior dentro do modelo online”.

“No que tange ao suporte de tecnologia da informação e de modo que a comunicação entre o setor de sistemas, os professores e os alunos funcionasse de forma eficaz, criamos chats na plataforma Teams onde é possível que o usuário coloque suas necessidades. O chat é intuitivo, dá para mandar áudio, texto, imagem e fazer ligação. Dessa forma, a equipe consegue atender rapidamente e garantir suporte das 8h até 22h. Além do chat, nós ainda conseguimos atender por e-mail quando solicitados, buscando manter a comunicação e o acesso a todas as ferramentas da Católica Online, conservando a importante experiência do processo de ensino-aprendizagem neste momento”, explicou o supervisor de Tecnologia da Informação da Católica Salesiana, Leandro Martins Araujo, revelando que, no futuro, a ideia é que o Teams se torne oficialmente uma das ferramentas de comunicação da Faculdade.

Fotografia: Divulgação