Inaugurada em 6 de agosto de 2001, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora nasceu sob a ótica da razão, religião e amabilidade (amorevolezza), com a missão de oferecer aos alunos oriundos do ensino médio a oportunidade de continuarem seus estudos na educação superior.

Junto do Colégio Castelo – fundado em 27 de julho de 1963 – a Faculdade compõe o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG, uma instituição completa que oferece educação do maternal a pós-graduação. Uma história de crescimento que se perpetua a cada ano, com novas ferramentas pedagógicas e cursos que qualificam os estudantes para o ingresso em diversas empresas pelo mundo.


Cronologia

2001 – Abertura dos cursos de Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.
2003
 – Abertura do primeiro curso de pós-graduação – Gestão Estratégica de Recursos Humanos.
2004
 – Abertura dos cursos de Administração, Jornalismo e Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia de Instalações no Mar.
2009
 – Abertura dos cursos de Engenharia da Computação e Psicologia.
2010
 – Abertura dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química.

Educação Salesiana

Uma história que começou em 1961, com a chegada das primeiras Irmãs Salesianas no dia 11 de agosto e contribuiu para transformar a pacata Macaé na capital nacional do petróleo. Muito antes da chegada da Petrobras em 1977, as Filhas de Maria Auxiliadora já preparavam a juventude macaense para as transformações dos novos tempos. Passados mais de meio século, o desafio de promover uma educação de valores continua. Contudo, agora conta com o auxílio da tecnologia e da inovação – marca dessas mulheres à frente de seu tempo.

Para a primeira diretora da Faculdade Salesiana de Macaé, Ir. Maria Léa Ramos, a educação salesiana acompanhou essa transformação e também se modernizou para responder às demandas do mercado de trabalho. “A Faculdade nasceu como resposta aos anseios dos jovens em continuar os estudos na educação superior.” A atual diretora Ir. Rosa Idália Pesca destaca que a preocupação não se restringe à qualificação profissional. “Queremos formar pessoas que contribuam para uma sociedade melhor e façam diferença na vida das outras.”

As instituições de ensino Salesianas estão presentes em todas as regiões do país e em diversas partes do mundo, sendo reconhecidas internacionalmente pela qualidade do ensino e educação moral. Compõem uma sociedade civil e religiosa, sem fins lucrativos, de assistência social e de caráter educativo e cultural, cujos objetivos principais são a educação e o amparo à juventude.