Setembro Amarelo: roda de conversa alerta sobre saúde mental                         

Setembro Amarelo: roda de conversa alerta sobre saúde mental                       

 

No último dia 25, estudantes do Curso de Psicologia organizaram uma Roda de Conversa com a temática “Minha dor tem voz?” para marcar a última semana da Campanha Setembro Amarelo.

No auditório os professores Vera Miranda, Renata Martins, Diego Flores e Victor Tinoco, debateram com alunos, coordenadores e demais professores, dados e reflexões de diversos estudiosos sobre as problemáticas que têm levado cada dia mais pessoas a cometerem suicídio no Brasil.

“Entendemos que cada dia mais é preciso falar mais sobre essa temática e agradecemos a coordenação do curso, a direção e os professores que abraçaram a ideia de realizar este movimento de conscientização e de sensibilização”, disseram dois dos estudantes que participaram da organização do evento, Lincoln Moura e Larissa Reis.

A professora Vera Miranda ressaltou a iniciativa dos estudantes, “onde o engajamento e o envolvimento em discussões deste tipo é parte fundamental da formação acadêmica e da construção de uma nova realidade, promovendo o fortalecimento da causa e a transformação da sociedade”.

A Campanha Setembro Amarelo é organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2014.          Atualmente, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No âmbito do trabalho, 104 policiais cometeram suicídio em 2018, ultrapassando o número de oficiais mortos em confrontos durante o expediente (84 mortes). O ambiente estressante de trabalho tem sido um dos principais motivos que levam à depressão e ao suicídio. Especialistas ainda revelam que o total de tentativas supere o de suicídios bem-sucedidos em pelo menos dez vezes.

O Centro de Valorização da Vida assumiu como tarefa, estimular as discussões sobre esse problema de saúde púbica, realizando apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, com total sigilo, por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Texto e Fotografia: Moira Paula

Assessoria de Comunicação Salesiana