Salesiana comemora 10 anos do Curso de Psicologia

Na VI Semana de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA, alunos, professores e direção fizeram uma verdadeira viagem no tempo exaltando e celebrando os 10 anos de criação do curso na instituição.

A programação composta por uma série de bate-papos iniciou no dia 27, Dia do Psicólogo, com a “Jornada do SPA” onde os alunos apresentaram relatos do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) ocorrido na Clínica Escola Santa Teresa, em comunidades e em parceria com o Programa Nova Vida da Prefeitura de Macaé.

“Esta foi uma semana de psicologia muito especial onde comemoramos 10 anos do curso e há 9 anos eu faço parte dessa equipe, o que me deixa muito emocionada. Pois é muito prazeroso recordar toda essa trajetória”, disse a professora, psicóloga e coordenadora da Clínica Escola Kátia Nahum.

Neste primeiro dia, os alunos assistiram um vídeo com o depoimento da primeira coordenadora da Clínica Escola e ex-docente da FSMA, Cintia Craveiro. “Me sinto muito feliz e honrada de estar participando desta comemoração de 10 anos. Agradeço imensamente ao Marcello e à Katia por terem me proporcionado esse momento de felicidade. Toda a implantação do SPA foi feita de forma continuada e organizada onde a direção acreditou na importância deste para o curso, mas também para a comunidade de Macaé, prestando um serviço de qualidade, promovendo saúde mental e bem-estar para tantas pessoas”, salientou.

O segundo dia foi marcado pela narrativa da criação do Curso de Psicologia com a presença das doutoras Gabriela Bastos Soares e Ana Lúcia Novais Carvalho. Por meio da temática “10 anos do Curso de Psicologia da Faculdade Salesiana: rotas, percursos e histórias”. “Em 2007 eu recebi o convite para auxiliar na abertura do Curso de Psicologia. Foi a Ir. Léa Ramos, primeira diretora da FSMA, que sonhou com esse curso. E foi após conversar com ela que comecei a vir para Macaé para estruturar o curso dentro do formato necessário que o Ministério da Educação (MEC) preconizava. Este foi o primeiro curso de Psicologia em Macaé reconhecido já com nota máxima pelo MEC, que refletia, o que eu acredito que o curso é até hoje: os psicólogos formados que certamente viveram aqui experiências fantásticas, tiveram muito conhecimento, mas que, acima de tudo tiveram essa valorização da vida e das relações humanas, que sem dúvida encontra-se nesta instituição”, revelou emocionada Gabriela.

“A primeira palavra que eu tenho para dizer é: agradecimento. Eu vim para a Salesiana por um acaso, não imaginava que me tornaria professora universitária, não tinha isso nos meus planos. A Ir. Léa sempre foi alguém com o coração imenso, com um compromisso com a educação e com a formação integral. É alguém que eu tenho muito a agradecer. Foi a primeiro lugar que eu trabalhei como professora e pude participar um pouco dessa construção”, disse a psicóloga e professora Ana Lúcia.

O encerramento da VI Semana de Psicologia foi caracterizado pelas lembranças e trocas de experiências dos egressos Tatia Rangel, Núbia de Almeida Costa e Ray Nascimento. O bate-papo descontraído permeou pelas expectativas do início do curso, pelas diversas experiências acadêmicas vividas, pelas angústias normais dos respectivos momentos de conclusão do curso, pela bagagem de valores adquirida dentro da Salesiana e pela construção da vida profissional.

“É com muita alegria que recebemos pessoas que fizeram parte da história desta Faculdade, que fazem a história desse curso de muito sucesso. Que é fruto do acumulo de ações, de pessoas, de saberes que produziram o que a gente chama de Curso de Psicologia da Faculdade Salesiana. Como foi importante nos reunirmos neste momento e foram três noites inesquecíveis, comemorando os 10 anos deste curso que nós continuamos construindo com o único objetivo de proporcionar uma boa formação para que os egressos possam desempenhar um caminho de sucesso profissional”, disse o coordenador do Curso de Psicologia da FSMA, Marcello Santos, ao avaliar o evento e agradecer aos palestrantes convidados, professores, alunos, funcionários e direção.

Texto e Fotografia: Moira Paula