Salesiana: Campanha de doação de livros visa criar biblioteca em Itacaré

Desde o início de maio, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – está apoiando uma campanha de doação de livros para ajudar o estudante de Filosofia, Rogério dos Santos Marques, a abrir uma biblioteca comunitária na cidade de Itacaré.

Itacaré é um município ao sul da Bahia, com uma população estimada em pouco mais de 28 mil habitantes (segundo dados de 2016). A cidade é muita famosa pela beleza natural de suas praias, atraindo turistas de todo o mundo, especialmente para a prática do surf.

O objetivo de Rogério, de 31 anos, é dar aos habitantes, especialmente aos jovens a oportunidade de acesso à leitura por meio da abertura de uma biblioteca comunitária. “Iniciei minha faculdade de Filosofia em 2016 e a partir daí descobrir um mundo totalmente diferente do meu. Percebi o poder transformador que os livros têm, com capacidade de mudar o significado e o propósito de vida. Foi então que entendi que eu tinha que multiplicar a mudança que havia acontecido em mim por meio da leitura. O livro teria que ser ferramenta de todos, principalmente daqueles que não têm acesso, porque a transformação é consequência. E uma biblioteca pública poderia contribuir para uma vida social mais humana”, disse Rogério revelando que teve a iniciativa de apresentar um projeto da criação de um Instituto, chamado FILOH (Filosofia e História) para um amigo, professor de história. “A ideia é criar uma biblioteca pública dentro do Instituto. Meu amigo Rafael topou entrar no projeto e aí estamos na luta para fazer acontecer. E vai acontecer”.

Segundo a coordenadora do curso de Administração da FSMA, Sílvia Lourenço, qualquer pessoa pode doar livros que serão enviados para Itacaré. A caixa de doação encontra-se na Portaria do Bloco C da FSMA, de fácil acesso para alunos, funcionários, professores e visitantes realizarem a doação de exemplares de livros. A primeira remessa de livros foi encaminhada no último dia 22.

Texto e Foto: Moira Paula