Salesiana: Aluna de ADM deverá apresentar artigo no NEA-BC

Salesiana: Aluna de ADM deverá apresentar artigo no NEA-BC

Com foco na recuperação do Rio Macaé, a aluna do 5º período de administração da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – Jéssica Cortês produziu e apresentou o artigo científico “A importância da recuperação da biodiversidade do Rio Macaé através da técnica de troncos de madeira” foi apresentado em julho para os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Macaé (COMMADS). Agora, o artigo poderá ser apresentado para os membros do NEA-BC de Macaé (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos), em reunião de trabalho.

O trabalho foi desenvolvido pela universitária, juntamente com as estudantes Luiza Arruda e Juliana Baraldi, por meio de uma ação interdisciplinar dos professores Julio Boldrini (disciplina de Gestão de Empresas Offshore) e Jaqueline Moura (disciplina de Estratégias), através de pesquisas sobre revitalização de importantes recursos hídricos, como é o Rio Macaé.

“Sempre tive o meio ambiente como uma paixão e, portanto, algo muito forte dentro de mim. E a água é vida. Assim, após as reflexões incentivadas pelos professores, o artigo foi uma oportunidade de falar sobre o problema do Rio Macaé, buscando uma solução de baixo custo para revitalização desse recurso hídrico”, salientou a estudante Jéssica Cortês.

“Além de ser uma iniciativa cidadã louvável, importância no âmbito acadêmico, é a interdisciplinaridade que o MEC tanto solicita que as universidades tenham, possibilitando a criação de artigos de diferentes áreas, que podem ser efetivamente implantados”, explicou a coordenadora do Curso de Administração, Silvia Lourenço, completando que no que diz respeito a orientações, o curso e os professores poderão atuar auxiliando a estudante na busca de parcerias para a consolidação do projeto.

O professor Júlio Boldrini informou que a disciplina de Gestão, lecionada por ele, discute a realidade regional, a partir de índices e leitura de dados, partindo de questões que abrangem o Estado do Rio de Janeiro até chegar à cidade, e aos problemas da mesma. Já a disciplina de Estratégias, ministrada pela professora Jaqueline Moura, estimula os alunos a pensarem soluções para os problemas levantados. A partir de então, ambos os professores propõem que o aluno investigue tecnicamente as soluções e formulem um trabalho acadêmico.

 

Texto e Foto: Moira Paula
Assessoria de Comunicação