Revista de Engenharia: 2ª edição

Já está disponível a segunda edição da Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana (RESA), um veículo eletrônico voltado para a publicação de trabalhos acadêmicos de alunos de graduação de Engenharia – da FSMA e de outras instituições.

A edição, que entrou no ar no dia 14 de março, contém quatro artigos de coautoria de alunos da instituição. São eles:

– Melo, R. S., Maia, F. T. S. “Avaliação do Uso de Circuitos Equivalentes na Análise por Impedância Eletroquímica de Revestimentos Anticorrosivos”

– Santos, H. S.; Silva, R. C.; Henz, K. L.; Souza, F. R.; Penna, M. L. R. “Análise do Geopotencial a partir de Mapas Batimétricos da Bacia de Campos”

– Santos, M. C.; Machado, L. R.; Moraes, M. L.; Pozes, F. A., “Manejo de lagoas costeiras – estabelecendo normas e procedimentos para abertura artificial da barra de areia em uma lagoa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (PARNA Jurubatiba)”

– Viana, A. M.; Manzela, A. A.; “Avanços e Desafios em Sistemas de Bombeio Centrífugo Submerso”

O conselho editorial é formado pelos coordenadores dos cursos de Engenharia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) e pelo editor, Professor Ricardo Linden.

– Nosso objetivo é que esta revista se torne uma referência na publicação de trabalhos criados por alunos de graduação de cursos de engenharia, não só de nossa instituição, mas também de várias partes do mundo. E este desejo nasce de nosso compromisso salesiano de estar com os tempos e os lugares e de criar uma estrutura para que os jovens possam crescer e se tornar não só bons profissionais, como também bons cidadãos – afirma o editor.

Ainda segundo o Professor Linden, o veículo é destinado a todos aqueles que querem ver os avanços de engenharia realizados por alunos, sejam pessoas do meio acadêmico ou do meio profissional. Ele ressalta que um veículo como esse fomenta a cultura da cientificidade nos alunos de graduação, o que é relevante para os engenheiros, mesmo para aqueles que não seguirão cultura acadêmica. Outro fator positivo apontado pelo editor é que a RESA colocará alunos de todo o Brasil em contato com revisores doutores que fornecerão críticas construtivas e disseminarão o conhecimento acadêmico.

Para a Vice-Diretora Acadêmica, Ana Cristina Lousada, a iniciativa oferece oportunidade de projeção para os alunos e, assim, aprimorar o futuro das engenharias no Brasil.

– A RESA é uma revista eletrônica cuja missão é oferecer oportunidades para que os estudantes de graduação se envolvam em um processo completo de publicação como forma de aprendizado. Essa é mais uma iniciativa que reforça o histórico da FSMA na disseminação de conhecimento e fomento à ciência – ressalta Ana Cristina Lousada.

As normas da revista estão disponíveis em: http://www.fsma.edu.br/RESA/

Por: Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa – ACS