Revista científica recebe nova classificação da CAPES

A Revista de Sistemas de Informação (ISSN 1983-5604), da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, foi promovida para o nível B4 no ranking de revistas científicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação, que atua na consolidação da pesquisa científica no país. A avaliação é referente ao quadriênio de 2017-2020, divulgada no início do mês de janeiro.

Por meio do Qualis, sistema de indexação de periódicos, a Capes classifica as publicações que retratam o produto intelectual desenvolvido por pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior brasileiras. As áreas nas quais a revista foi enquadrada foram: Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharias III, Engenharias IV, Matemática / Probabilidade e Estatística.

A Plataforma Sucupira disponibiliza informações, processos e procedimentos realizados pela CAPES

A Revista de Sistemas de Informações promove conhecimento na área de informática e afins, contribuindo com o aprendizado dos acadêmicos e com a disseminação da ciência em nível nacional e internacional. Sua editoração, com publicação semestral no formato digital, possibilita ao aluno a divulgação da produção acadêmica e a democratização da informação. Lançada em 2008, a publicação sempre visou a uma revista de qualidade, aderindo aos principais padrões científicos e de colaboração com a ciência nacional e internacional. A partir de sua terceira edição, passou a adotar alguns padrões usados internacionalmente, como a existência de um conselho editorial formado por docentes nacionais; a utilização do template IEEE para padronização de documentos; a revisão duplo-cega e o controle do número de acessos. A revista cresceu, ganhou visibilidade e passou a ter vários artigos publicados em inglês. Sua página chegou a ter mais de 40 mil acessos, sendo 25% deles oriundos de outros países.

O editor-chefe, responsável pela nova roupagem da revista, professor da Católica Salesiana, DSc. Ricardo Linden, considera a classificação como um importante reconhecimento da qualidade do produto e sua seriedade no meio acadêmico. “Este novo nível permite que várias instituições de mestrado, agora, nos aceitem como veículo de publicação dos artigos das dissertações dos alunos, abrindo um novo campo para o crescimento contínuo da revista”, explica.

Para o docente, a nova classificação é um combustível para alcançar níveis ainda mais altos. “Apesar de estarmos incrivelmente satisfeitos, vamos intensificar nossos esforços em busca dos níveis B3, quiçá, do nível B2. Acreditamos no potencial das nossas publicações”, conclui Linden.

Texto: Alysson Nogueira