Redução de Danos é tema de aula ministrada por docente

“Psicanálise e Redução de Danos” foi tema da aula ministrada pelo professor mestre do Curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA, Rildo Loureiro, na Escola de Redução de Danos (no Centro Administrativo Luiz Ozório) ligada à Coordenação Geral de Políticas Sobre Drogas de Macaé.

De acordo com o professor Rildo, a Redução de Danos é uma política pública não só em saúde mental no Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Outras Drogas (CAPS ad), mas também em toda área de saúde pública. Em Macaé existe a Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas que criou a Escola de Redução de Danos com o intuito de capacitar, por meio de cursos, os profissionais que atuam na estratégia de saúde da família, nos centros de especialidades e nos hospitais do município.

“A redução de danos não busca o não utilização de qualquer substância, mas sim, fazer com que o paciente tome consciência de que reduzir o uso excessivo de algo é importante para ele, produzindo bem-estar. A psicanálise atua no entendimento das questões reprimidas no inconsciente, baseada na teoria de Freud. Por isso nossos alunos foram convidados a participar da aula, para que entendam melhor como é ouvir o paciente sem interferir nas escolhas dele, dando autonomia para que o mesmo tome suas decisões”, explicou Rildo, completando que a presença dos alunos nestes eventos é importante para dotá-los de experiências para além da sala de aula.

Fotografia: Divulgação