Psicologia: encenação de casos clínicos

As aulas de Neuroanatomia e Neurofisiologia ficaram ainda mais dinâmicas no curso de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA). Neste semestre, além das aulas expositivas, a encenação de casos clínicos está auxiliando o processo de ensino-aprendizagem.

18

A iniciativa foi proposta pelo Professor MSc. Júlio Vasconcelos, que ministra a disciplina.

– O objetivo é tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo, de modo a estimular o aluno a pesquisar, pensar, olhar além da sala de aula. Trata-se de uma atividade lúdica na qual o aluno, ao assumir o lugar do paciente, terá a oportunidade não só de aprender os fundamentos teóricos da disciplina mas também de refletir sobre princípios éticos da clínica – explicou o Professor.

Durante duas semanas, os alunos do 1º período de Psicologia encenaram capítulos do livro “Fantasmas no Cérebro”, do neurologista e neurocientista indiano Vilayanur Ramachandran, que busca no cérebro explicações para situações apresentadas pelos pacientes. As encenações foram feitas no auditório da Faculdade.

19

– Achei a experiência maravilhosa, pois pudemos sair da sala de aula, que é um espaço do dia a dia, e ir para o palco, onde pudemos interagir. Além disso, Neuroanatomia e Neurofisilogia são temas muito interessantes mas também muito complexos; e a encenação nos estimulou a pesquisar e entender melhor a disciplina – afirmou a aluna Clarice Curvelo.

Por Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa – ACS