Psicologia da FSMA recebe integrantes do GAOP

Psicologia da FSMA recebe integrantes do GAOP

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) recebeu, nos dias 30/11 e 08/12, integrantes do Grupo de Apoio Operacional (GAOP) da Guarda Municipal para a apresentação dos resultados de um convênio entre as duas instituições.

A parceria é estabelecida através da disciplina de Estágio Supervisionado Profissionalizante em Psicologia do Trabalho, ministrada pela Professora MSc. Denize Nogueira. No estágio, oito acadêmicas do curso de Psicologia atuaram no mapeamento de competências de 54 guardas deste grupamento que trabalha em conjunto com as Polícias Federal, Civil e Militar em Macaé.

O trabalho foi coordenado pela Psicóloga do órgão, Monalisa Poiares, que conduziu as alunas da FSMA em todo o processo realizado com o grupo, abrangendo entrevistas, dinâmicas e testes psicológicos.

– Depois de passarem por um treinamento, as estagiárias me auxiliaram nas etapas de aplicação e correção de testes, dinâmicas e apresentação do laudo. Essa parceria foi fundamental nesse trabalho que permitiu avaliarmos o perfil do grupo, de acordo com traços de personalidade, níveis de atenção, tendência à agressividade, entre outros aspectos – explicou Monalisa Poiares.

Para a acadêmica Aline Ybanez, a experiência do estágio na Guarda Municipal foi transformadora, dentro de sua perspectiva de atuação na área de Psicologia Organizacional.

– Sair da sala de aula e ir a campo me proporcionou um outro olhar e muito conhecimento. E principalmente consolidou minha decisão de seguir essa área organizacional. No estágio, pudemos confirmar o quanto a atuação do psicólogo é importante dentro das organizações, possibilitando aos trabalhadores uma ressignificação do seu espaço – afirmou Aline.

Por: Simone Mendonça – Assessoria de Imprensa – ACS

Fotografia: Paolla Itagiba – ACS