Professores concluem Doutorado na PUC-Rio

A Faculdade Católica Salesiana se destaca por ter 90% dos seus docentes mestres e doutores, fruto de uma gestão comprometida com a qualidade do ensino e o fomento da pesquisa. Exemplo disso é a recente conclusão do doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), dos professores Leonardo Puglia e Daniel Fassa Evangelista.

“O intuito de cursar o doutorado foi de buscar me qualificar para a produção de pesquisa em alto nível, produzindo conhecimento científico que ajude as pessoas a compreenderem o impacto das novas tecnologias de comunicação na sociedade brasileira”, revelou o professor Leonardo Puglia, que defendeu a tese denominada “Reação Conectada: as direitas brasileiras em perspectiva histórica”, cujo objetivo foi realizar uma pesquisa interdisciplinar para analisar o papel da internet no avanço das direitas no Brasil contemporâneo, a partir de uma perspectiva histórica de longa duração.

Já o professor Daniel Evangelista defendeu a tese intitulada “Polarização e movimentos sociais contemporâneos no Brasil e na França”, com estágio de pesquisa na Universidade de Bordeaux (França). “Minha tese teve como objeto a crescente polarização e radicalização dos discursos nos últimos anos, fenômeno que eu já vinha estudando desde as manifestações de junho de 2013. Através de uma metodologia de pesquisa qualitativa, procurei compreender diferenças e semelhanças entre movimentos sociais de esquerda e de direita, bem como sua predisposição à tolerância e ao diálogo. A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Bordeaux, na França”, salientou.

Fotografia: Divulgação