Professora da Salesiana concede entrevista para jornalista americana                          

Professora da Salesiana concede entrevista para jornalista americana                        

A psicóloga e professora mestre da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA, Gilzete Passos Magalhães, concedeu entrevista para a jornalista americana Sushma Subramanian sobre a dissertação de mestrado “Os Espelhos dos Rios: dimensões simbólicas da relação de gênero na Lenda Amazônica O Boto” defendida na PUC-São Paulo pela docente.

A entrevista teve ainda a presença da fotógrafa americana Lianne Milton e mediação da tradutora Mônica Dias. Tanto a jornalista que também é docente da University of Mary Washington, quanto a fotógrafa, estão em fase de pesquisa sobre temas implícitos em mitos. Por este motivo, a entrevista com a professora Gilzete permeou pela abordagem de questões históricas, geográficas e sociais relacionadas ao personagem amazônico por meio de uma análise junguiana.

“A entrevista foi uma oportunidade de divulgar a mitologia brasileira, muitas vezes rechaçada até mesmo por pesquisadores nacionais que preferem se reportar aos personagens gregos e romanos como fonte de estudo de fenômenos psíquicos, apesar de nosso riquíssimo panteão”, ressaltou a professora ao acrescentar que: “embora o Mito do Boto envolva encantamento, alegria, entre outros temas que a todos entretêm e divertem, em algumas circunstâncias, pode haver graves questões sociais implícitas que merecem atenção, como casos de gravidez precoce, situações de paternidade desconhecida, além de machismo, incesto e violência sexual”.

Após a entrevista, as pesquisadoras seguiram para Amazônia com o objetivo de dialogar com outros estudiosos da mitologia ribeirinha e para coletar depoimentos de pessoas de povoados do Norte do país sobre o personagem encantado. A matéria deve ser publicada em 2020 na revista americana “Marie Claire Magazine”.

 

Texto e Fotografia: Moira Paula

Assessoria de Comunicação Salesiana