Primeira defesa de TCC acontece pela Católica Online

A partir da Católica Online, uma área composta por plataformas digitais para o desenvolvimento de atividades educacionais, a Faculdade Católica Salesiana realizou a primeira banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Online para o Curso de Engenharia de Produção, na última segunda, 13.

“Senti-me muito honrada em poder defender o TCC de forma online, pois apesar de estarmos em um momento difícil, de isolamento, a tecnologia tem nos ajudado a superar os desafios. A coincidência do tema do meu trabalho de conclusão de curso neste momento me impressionou, já que ele relata a Gestão de Pessoas na Indústria 4.0, abordando o home office, gestão de pessoas e tecnologias que estão cada vez mais presentes no ambiente de trabalho, assim como as habilidades do profissional do futuro”, revelou a concluinte do curso de Engenharia de Produção, Milena Chagas de Lima, que defendeu o Trabalho de Conclusão intitulado “Gestão de pessoas na indústria 4.0”.

A banca da aluna Milena de Lima contou com a participação dos professores Mauro Dias e Jaqueline Moura como avaliadores e do orientador do TCC e coordenador do Curso de Engenharia de Produção, André Manzela.

Manzela explicou que foi utilizada a plataforma Microsoft Teams, disponibilizada pela Instituição, e nela foi possível manter todos os ritos das bancas presenciais, fazendo as devidas adaptações como, por exemplo, a saída da estudante do ambiente virtual durante a avaliação do trabalho pelos membros da referida banca.

Segundo a estudante, a ideia do tema do TCC surgiu a partir do trabalho que desempenhava como auxiliar administrativa. “Notei que no setor em que atuava, a gestão de pessoas era importante para o desenvolvimento do ambiente de trabalho e para a comunicação entre os líderes e os liderados. A disciplina de Logística fez com que eu me interessasse ainda mais pela Indústria 4.0, bem como pelos impactos nas profissões, gerados pelos atuais avanços tecnológicos. Neste cenário, a gestão de pessoas precisa se adaptar, buscando manter os colaboradores atualizados a todo o momento, com novas tecnologias, de forma a ajudá-los no desenvolvimento de suas atividades, seja através do home office ou não”.

“O TCC da Milena foi desenvolvido ao longo dos últimos 12 meses sob minha orientação e considerando pesquisas em diversas fontes. É um trabalho teórico que discute o que já está acontecendo em termos de tecnologias e os impactos já existentes e vindouros relacionados à gestão de pessoas neste contexto. Vale considerar que os avanços tecnológicos são de suma importância para o desenvolvimento empresarial, sendo acompanhado pela capacitação de recursos humanos com habilidades associadas. O tema escolhido pela aluna é totalmente pertinente ao que estamos vivendo, pois o home office (trabalho a partir da própria residência) é uma realidade e tivemos de nos adaptar a ela rapidamente”, disse André Manzela, completando que a avaliação do trabalho foi excelente, a estudante obteve nota 10 e que todo o processo online foi muito bem avaliado.

Fotografia: Divulgação