Pesquisas científicas são desenvolvidas por meio de plataformas digitais

Desde que as aulas presenciais foram suspensas em virtude das ações de prevenção à Pandemia da Covid-19, cerca de 40 alunos e 17 docentes da Faculdade Católica Salesiana estão desenvolvendo suas pesquisas científicas por meio das plataformas disponíveis no Católica Online.

O Programa de Iniciação Científica iniciou em 2013 e hoje está sob a coordenação do professor doutor Hans Schmidt. O objetivo é fomentar a pesquisa dentro do campo universitário. Desde que foi criado, centenas de estudos já foram desenvolvidos e publicados.

“Acredito que o isolamento social que estamos vivendo não impede a produção de pesquisa, contudo, são necessárias adaptações. Podemos usar esse tempo para aprofundarmos a pesquisa bibliográfica e para a produção de artigos. Muitos pesquisadores têm dados e materiais coletados, armazenados nos HD’s de computadores, que podem render a confecção de excelentes artigos, tornando a pesquisa pública e útil para a sociedade. Neste sentido, tenho recomendado que  professores e alunos transformem seus Projetos de Iniciação Científica e seus Trabalhos de Conclusão de Curso em artigos científicos. Desse modo, já possuímos papers de alunos da Católica Salesiana sendo confeccionados e outros em etapa de revisão para publicação”, explicou Hans.

Para o estudante de Engenharia da Computação, Márcio Costa, que participa do projeto de Iniciação Científica “Modelagem Sísmica Simplificada em Meios Isotrópicos” é possível transformar os problemas atuais em oportunidades. “Neste momento é possível desbravar um novo caminho de aprendizado. Assim, mantemos o foco e a dedicação nos estudos e projetos em meio às dificuldades impostas pelo isolamento”, finalizou.

Fotografia: Divulgação