Pesquisadoras se destacam com artigos em revista internacional

Brenda Pinto Muniz, Tainá de Melo Ribeiro, Maria Julia Siqueira Ferreira dos Santos e Alice Dames Vieira, alunas do curso de Engenharia Química, escreveram um artigo abordando o estudo geológico do solo de uma bacia sedimentar com poços de petróleo no noroeste do estado da Paraíba, a partir da radioatividade emitida pelas rochas. Esse é o terceiro artigo do grupo a ser publicado em uma revista qualificada pela CAPES.
O assunto abordado por elas ocupa, agora, as páginas de uma revista internacional que reúne pesquisas importantes, desenvolvidas por vários cientistas no mundo. O “International Journal of Innovative Research in Engineering & Management” elenca artigos originais com referências em estudos que abrangem todos os ramos da Engenharia e Gestão, além de suas aplicações.
Maria Julia Siqueira já tem uma rotina de desenvolvimento de artigos acadêmicos. Ela ressalta a importância e enriquecimento desse tipo de trabalho no seu currículo profissional. “A Iniciação Científica agregou muito na minha formação. Através dela, eu tive a oportunidade de fazer pesquisas e aprender sobre diversos assuntos que vão além da faculdade. É uma experiência única que todos deveriam experimentar ao menos uma vez”, conta.
“Um dos motivos de ter escolhido a área química foi a radiação. Esse tema vem para aumentar meu conhecimento na aplicação da radiação gama. Considero importante ter esse contato mais profundo com algum projeto, pois ter o compromisso de um ano com algum estudo específico é outra pegada”, explica Alice Dames.
O coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Católica Salesiana, Hans Schmidt Santos, explica que o grupo se destacou na elaboração do artigo. “É especial para nós, enquanto instituição, ter nossos alunos engajados no desenvolvimento desses trabalhos. Esse grupo, inclusive, já está com um quarto artigo em andamento. Isso é um feito muito raro para um aluno de graduação, mesmo para os matriculados nas melhores universidades brasileiras”.
Os artigos publicados são selecionados por meio de revisão de profissionais que atuam na área de Engenharia, garantindo a originalidade, relevância e legibilidade. O periódico internacional é de acesso aberto e publicado online com uma frequência de seis edições por ano. O material pode ser acessado na íntegra, através do link: https://cutt.ly/GmRGbRY
Texto: Alysson Nogueira