Palestras sobre Ética Sustentável abrem IV Seminário de Gestão da FSMA

Palestras sobre Ética Sustentável abrem IV Seminário de Gestão da FSMA

O primeiro dia da quarta edição do Seminário de Gestão Sustentável da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – foi marcada por debates sobre o tema “Ética Sustentável – Cultura e Consciência em tempos difíceis”. O professor mestre e deputado federal, Chico Alencar, e o professor mestre e ex-coordenador de Biodiversidade da Prefeitura de Macaé, Sávio Magaldi, conduziram as palestras magnas. Já nesta terá feira, dia 06, a programação contará com lançamento do livro “Networking & Empreendedorismo”, Premiação do Mérito Acadêmico e sorteio de brindes, além de palestra e oficinas.IV Seminário de Sustentabilidade 1º Dia - 05-06-2017 Foto Paolla Itagiba (2)

Durante a abertura oficial a diretora geral da FSMA, Ir. Carmelita Agrizzi, recebeu o público, agradecendo pela presença de cada. “Vocês fazem parte deste evento com o tema Ética Sustentável – Cultura e Consciência em Tempos Difíceis. O difícil é para gente forte e quer dizer oportunidade, busca de soluções, criatividade, caminhos novos. E é isso que desejo a todos vocês, que constituem e constroem este espaço acadêmico. Sejam criativos, inventem, não se acomodem, busquem as oportunidades e esta é uma delas. Façam a vida acontecer”, disse a Ir. Carmelita, completando que cada pessoa tem a responsabilidade de cuidar da casa comum, o planeta terra.

Com o tema “Sustentabilidade” o professor Chico Alencar, ressaltou que somos muito mais do que o planeta terra. “Somos seres planetários, e isso nos exige uma nova consciência. Somos seres pequenos e grandes pertencentes a um ‘pluri’ universo de galáxias em expansão. A civilização industrial acrescentou muito na degradação ambiental, então temos que viver de forma mais simples para simplesmente vivermos”, salientou o palestrante.

IV Seminário de Sustentabilidade 1º Dia - 05-06-2017 Foto Paolla Itagiba (4)Já o professor Sávio Magaldi, palestrou sobre “Ética Sustentável” e provou o público presente com reflexões. “Nunca passamos por um momento tão ímpar, ambientalmente falando, na sociedade. Daqui a menos de uma década vamos ver refugiados ambientes decorrentes da escassez de recursos ambientais, sobretudo hídricos. Abrir uma discussão sobre Ética Sustentável é simples e complexo. Simples porque as perguntas são claras: “O que é que nós queremos em relação aos elementos ambientais? Para onde queremos ir? Qual a nossa perspectiva? Porque não cabe mais aquela desculpa de que alguém vai fazer isso um dia. Somos nós que temos que fazer”, pontuou Sávio.

Após as palestras deste primeiro dia, ocorreram simultaneamente oito oficinas sobre diversos temas entre eles: “Shell Iniciativa Empreendedora – Programa e Impactos na sociedade” (com Fernando do Santos); “Sustentabilidade no negócio de cerveja artesanal” (com Eidmar Pernisa); “Música e Sustentabilidade” (com Marcello Santos); C&A Acorda (com Michelle Andrade); “Sensibilização Corporal”(com Mariana Tinoco); “Inteligência Artificial: aspectos éticos e sociais” (com Anderson Poltronieri); “Unidades de Conservação: preservando a natureza para as futuras gerações” (com Marcos César); e Apresentação Oral de Projetos de Pesquisa na Área de Sustentabilidade (com Hans Schmidt).IV Seminário de Sustentbilidade

Com encerramento nesta terça-feira, a palestra principal será conduzida pelo Prof. D.Sc. João Valdecir Batistiolle, com o tema “Bioética do meio ambiente: por que estamos repensando nossos valores?”.

 

Texto: Moira Paula
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação