Os desafios de alinhar conteúdo ao Design e à Publicidade foram tema de Live da Católica Salesiana

Fascinação, desejo de compra, mudança de mentalidade e de comportamentos são alguns dos sentimentos e ações que o universo da Publicidade e da Propaganda causam na sociedade. E com o tema “Design e Publicidade: unindo criatividade ao conteúdo”, Live promovida pela Faculdade Católica Salesiana, o público pôde refletir sobre a importância de alinhar o design e a publicidade de modo a criar conteúdos criativos e persuasivos.

“É importante falar sobre a rotina de criação, dos usos dos programas, atendimento ao cliente, mas também é essencial ressaltar a importância do conteúdo para se trabalhar a publicidade de verdade, no sentido de alinhar o design de forma criativa à ação publicitária competente, que atenda aos objetivos do anunciante”, disse o professor Lucas Bastos, ao iniciar a Live.

Para a publicitária Priscylla Barros, a proximidade do design com a direção de arte são as áreas que, juntas, pensam no alinhamento da criatividade com o conteúdo e na mensagem que se deseja transmitir, especialmente dentro de uma agência. “Para passar qualquer mensagem é preciso estar com teorias de design muito bem dominadas”, frisou.

“A minha experiência com design sempre foi muito intuitiva. Ao cursar a disciplina de design gráfico, eu comecei a entender melhor cada área da publicidade e como funciona o processo de criação, então, também acredito que a direção de arte tem total ligação com a criação do melhor design”, revelou a estudante de Publicidade, Rachel Araújo.

“De fato, numa estrutura de agência normalmente se tem uma dupla de criação: o redator publicitário e o diretor de arte. E, juntos, eles contribuem para determinar o conceito de uma campanha, por exemplo. É interessante ter em mente a pluralidade de conteúdos que conseguimos desenvolver e que precisamos estar aptos a desenvolver, ou seja, temos que pensar nas multiplicidades de plataformas (digitais e não digitais) para as quais devemos criar e desenvolver conteúdos. Assim, o profissional de Publicidade deve buscar adquirir diversas habilidades e competências para não se limitar a uma função pontual do processo de produção de design”, ressaltou o professor Eduardo Aguiar.

Durante a live, todos os profissionais ainda revelaram como descobriram e escolheram a profissão de Publicitário, bem como apresentaram e refletiram, de forma pontual, cases de sucesso, sempre em interação com o público, através do chat do Canal do YouTube “Salesiana Macaé”.

Fotografia: Divulgação