Missão da Pastoral Universitária na Obra Salesiana

Um dos trabalhos mais importantes no âmbito evangelizador de uma obra Salesiana é a Pastoral Universitária. Por meio dela, é possível estabelecer o diálogo inter-religioso, permitindo que os jovens acadêmicos cresçam como pessoas formadas integralmente e capazes de, no exercício da atividade profissional, construir um mundo mais justo, ético e solidário.

A Pastoral é a ação da Igreja Católica que acontece no mundo todo. Também é classificado como um conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo. Ao longo da sua história e da reflexão teológica, a palavra Pastoral tomou vários significados. É o que explica Ir. Carmelita Agrizzi, diretora da Católica Salesiana que, durante sua trajetória religiosa, atuou em diversos trabalhos em casas salesianas espalhadas pelo Brasil e exterior.

“A palavra pastoral deriva de pastor. Na simbologia bíblica, Deus é comparado ao pastor, pois é aquele que tem ao mesmo tempo autoridade e solicitude para com suas ovelhas. Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de cuidado. O trabalho de uma Pastoral é marcado pela espiritualidade em nossa casa salesiana. Ela se funda nesse cuidado, mas sobretudo na presença, na acolhida e no respeito à pessoa em sua individualidade”.

Os encontros acontecem semanalmente de forma presencial e remota (Foto: Divulgação)

Para fortalecer esses laços, as reuniões da Pastoral Universitária da Faculdade Católica Salesiana acontecem semanalmente, de forma presencial e remota. Por meio desses encontros, que contam com a presença de alunos, funcionários, professores e direção acadêmica, são feitas reflexões sobre diversos temas ligados à igreja, ao cotidiano e ao estudo da palavra de Deus. O professor de Publicidade e Propaganda, Daniel Fassa conta que, antes de receber o convite para coordenar o grupo, engajou-se em trabalhos pastorais ainda na faculdade. “Desde novo participo de atividades ligadas à igreja. Durante minha graduação, eu me empenhei no trabalho pastoral porque sempre considerei fundamental tentar articular razão e fé, a dimensão intelectual com a espiritual. É uma coisa que faz parte da minha vida”, conta.

Um dos trabalhos pontuais da Pastoral Universitária é o estudo da encíclica “Fratelli Tutti”, do Papa Francisco. Nela, o pontífice indica a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça. “Em todas as suas dimensões, nossa instituição procura encarnar os valores e princípios de Dom Bosco. Eu vejo isso como um espaço privilegiado de cultivo desse carisma. É um momento de reflexão semanal, importante para abastecer nossas energias e renovar os propósitos de viver os valores cristãos, em resumo, o amor ao próximo”, pontua Daniel Fassa.

Uma das ações da Pastoral foi a acolhida aos nossos alunos (Foto: Paolla Itagiba)

Com a missão particular das Filhas de Maria Auxiliadora, de ser sinal e portador da espiritualidade de Deus aos

jovens, especialmente aos mais pobres, nasceu a convicção da importância do serviço das pastorais para a Igreja. Com as Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS), a Pastoral Universitária compromete-se em promover, em todas as suas áreas e setores, uma profunda experiência de valores e cultivo à vida e de

serviço à comunidade. “Isso é transversal. Em todas as disciplinas em que nossos educadores trabalham e convivem com o jovem, a espiritualidade salesiana se faz presente. Nós queremos ser esse bem de cada um para que todo mundo cresça.  Isso faz parte de uma casa que educa para o bem”, finaliza Ir. Carmelita.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira