Métodos de contenção de derramamento de petróleo são tema central de TCC

Os impactos ambientais produzidos por derramamento de petróleo são umas das grandes preocupações de organizações ambientais, cidades costeiras, empresas e da população em todo o mundo. Com o título “Barreiras e métodos de contenção de derramamento de petróleo em plataformas e navios offshore”, as estudantes Priscila Ingrid Andrade e Karollayne Amorim Magalhães defenderam seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pela Plataforma Microsoft Teams, como requisito para a conclusão do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Católica Salesiana.

A defesa aconteceu no último dia 29 de abril e contou com a orientação do professor Sérgio Ricardo da Silva, bem como com a banca formada pelos professores mestres Marcos Cezar dos Santos e Orlandemberg Pereira da Silva.

O professor Sérgio Ricardo explicou que o objetivo principal do estudo foi avaliar determinados acidentes envolvendo derramamento de petróleo no mar, verificando o uso dos dispositivos e técnicas de combate, a fim de demonstrar sua importância.

“O tema do trabalho foi escolhido por nossa grande curiosidade sobre o assunto e para compreendermos melhor o funcionamento dos equipamentos de contenção. Coincidentemente, pouco tempo depois, ocorreu o derramamento na região Nordeste do Brasil, o que acabou agregando um enorme valor ao trabalho”, revelou a estudante Priscila Andrade, ressaltando que foi uma experiência única.

A aluna Karollayne Magalhães aproveitou a oportunidade para agradecer à Católica Salesiana pela qualidade de ensino e a todos os professores pelo conhecimento transmitido.  “Este tema chamou atenção pela importância que ele tem para a sociedade. Nosso estudo demonstra que os incidentes e acidentes podem ser contidos da maneira correta, evitando que o ecossistema, o meio ambiente e a população sejam afetados. O resultado foi muito gratificante, só quem vive sabe como é passar por essa experiência e como é a emoção de tirar uma nota 10 em um trabalho que você faz por meses. É um sentimento único, agradeço ao nosso orientador, Sérgio, por ter nos conduzido pelo caminho de sucesso, aos professores Marcos e ao Orlandemberg pelas contribuições ao trabalho final, ao coordenador André Manzela que nos passou muita segurança e à professora Larissa Paula, que foi nossa orientadora no início e que ajudou a trilhar os primeiros passos”, disse.

“Fui convidado pelas alunas para assumir a orientação que antes estava com a professora Larissa Paula, e que precisou se ausentar por ocasião da sua licença maternidade. Foi com imenso prazer que aceitei o desafio de dar continuidade a um trabalho com um tema muito atual e extremamente desafiante, visto que não tínhamos muitos referencias sobre o assunto abordado, principalmente quando decidimos abordar no trabalho o vazamento de óleo nas praias do nordeste e quais foram as técnicas utilizadas para conter o vazamento naquele momento. A avaliação do trabalho foi uma grata surpresa, com elogios pela elaboração e pelo quantitativo de referenciais, uma nota 10 com louvor. A utilização da plataforma foi uma experiência gratificante, nos sentimos como se estivéssemos em sala, com o mesmo padrão de avaliação”, finalizou o docente Sérgio Ricardo.

Fotografia: Divulgação