Mais de 200 alunos concluem Cursos de Extensão gratuitos da Católica Salesiana

Os Cursos de Extensão Online e gratuitos de “Noções de Astronomia e Astrofísica” e “Introdução ao Estudo de Fluidos de Perfuração em Poços de Petróleo,” da Faculdade Católica Salesiana, encerraram na última semana com a participação de mais de 200 alunos.

Ambos os cursos foram ministrados, através da Católica Online (utilizando a plataforma Microsoft Teams), pelos professores Hans Schmidt e Rogério Manhães Soares que tiveram como público-alvo alunos da Católica Salesiana e estudantes do Ensino Médio e da Educação Técnica do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo.

“Foi muito bacana a oportunidade de poder divulgar conceitos de Astronomia e Astrofísica no ambiente universitário, falando sobre estrelas, planetas e galáxias. É um conteúdo que estudamos quando crianças, mas que infelizmente não faz parte da grade dos adolescentes. Acredito que todos tivemos algumas horas de entretenimento e pudemos esclarecer diversos fenômenos da Astronomia que ocorrem em nossa volta, mas não prestamos a devida atenção”, revelou o professor doutor e coordenador de Pesquisa e Extensão, Hans Schmidt.

Por sua vez, o professor mestre Rogério Manhães falou sobre a importância da troca de experiências. “Neste momento difícil que estamos passando em isolamento social, não podemos deixar de estar conectados aos alunos. Acredito ser este um período de oportunidade em relação ao aprendizado, às possibilidades de agregar valor ao curriculum, preparando-se para a volta do mercado. Fico feliz em poder contribuir neste processo com minha experiência profissional adquirida nos embarques”, disse.

Os estudantes Anna Sophia Galante (10º período de Engenharia Química) e Luiz Felipe de Souza (7º período de Engenharia de Produção) salientaram que “nesse momento de pandemia, foi uma oportunidade excelente para agregar novos conhecimentos na área de Astronomia e Astrofísica, onde o professor Hans domina plenamente todos os assuntos abordados, tanto sobre Física quanto sobre Mitologia Grega, que deu origem aos nomes de muitos planetas e astros”.

Sobre o Curso de “Introdução ao Estudo de Fluidos de Perfuração em Poços de Petróleo”, a ex-aluna Laís Barbosa (Engenheira Química e Técnica em Química pelo INSG/Castelo) ressaltou que o mesmo proporcionou uma melhor percepção sobre o setor petrolífero pela aplicabilidade e relevância, evidenciando desde a composição química do fluido às simulações de operações. “O professor Rogério Soares se dispôs a compartilhar conosco a sua rica vivência offshore e toda sua experiência com fluidos de perfuração que certamente já acrescentaram de forma bastante relevante no nosso desenvolvimento profissional”, finalizou.

Todos os alunos concluintes receberão seus certificados de forma online.

Fotografia: Divulgação