“Maiorias silenciadas” foi tema da Semana de Psicologia

“Maiorias silenciadas” foi tema da Semana de Psicologia

Na semana em que se comemorou o Dia do Psicólogo (27 de agosto), a Faculdade Católica Salesiana promoveu a VII Semana de Psicologia com uma programação online que contou com Mesa Redonda cujo o tema foi “Maiorias silenciadas e os desafios da Psicologia” e com a Jornada da Clínica Escola Santa Teresa (SPA).

No dia 26, ocorreu a Mesa Redonda com as psicólogas convidadas, Larissa Wollz, Céu Cavalcanti e Roberta Frederico, que ressaltaram a relevância da profissão no contexto da Saúde Mental de populações “invisibilizadas” na sociedade brasileira: como negros, LGBTQIA+ e população de rua.

“Comecei a trabalhar com a questão dos Direitos Humanos com crianças e adolescentes que passavam por situação de violência. Depois trabalhei também com a questão da erradicação do Trabalho Infantil e com população de rua. Mas foi entre 2003 e 2004 que foi possível perceber esse espaço do psicólogo como uma figura imprescindível para a garantia dos Direitos da população”, disse a psicóloga, mestre em Psicanálise e doutora em Ciências da Saúde, Larissa Wollz, ao iniciar os debates.

Já a psicóloga, mestre em Psicologia e doutoranda em Psicologia, Céu Cavalcanti, iniciou sua fala agradecendo ao convite de participação no evento. “Quero agradecer a oportunidade de participar da Semana de Psicologia da Católica Salesiana neste momento onde é importante marcar um pouco os avanços e os desafios da Psicologia na contemporaneidade, pensando no que a Psicologia representa para a gente e para o nosso país, tendo seu lugar nos debates e na ponta do processo”, ressaltou, seguida da psicóloga, especialista em Terapia de Família e mestre em Psicologia, Roberta Frederico. “Quero agradecer e parabenizar a estrutura da Faculdade Católica Salesiana. É sempre muito enriquecedor debater com estudantes porque me faz sentir uma eterna estudante, pois na minha formação eu não tive acesso à debates sobre as relações raciais no Brasil e acho que essas oportunidades resultam em boas reflexões”, pontuou.

O coordenador do Curso de Psicologia da Católica Salesiana, psicólogo, musicoterapeuta, mestre e doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Marcello Santos, reforçou que este foi mais um evento importantíssimo para a Psicologia de Macaé, para o âmbito acadêmico e também para a própria sociedade. “Estamos reunidos para celebrar essa profissão que nos une. Sou psicólogo há 30 anos e me atrevo a dizer o quanto a Psicologia deu um salto de relevância nessas três décadas. Hoje é quase impossível ter uma equipe multidisciplinar em que não se tenha a figura do psicólogo, o que nos faz observar o papel político que temos cada vez mais no cotidiano das pessoas”, disse.

A Jornada da Clínica Escola Santa Teresa, com a apresentação da produção dos estudantes em processo de estágio aconteceu no dia seguinte, 27 de agosto, também pela Plataforma Microsoft Teams e com transmissão pelo YouTube. Assim, os alunos e professores puderam apreciar os trabalhos: “Psicologia Comunitária – reestruturação”, do professor Marcello Santos; “A atuação do Psicólogo na Orientação Profissional”, da professora Katia Nahum; “A Neurose Obsessiva e o Retorno do Recalcado,” da estagiária Marcela de Souza Rocha, sob a supervisão do professor Rildo Santos Loureiro; “Psicologia nas Instituições Escolares”, da estagiária Sabrina de Freitas, com a supervisão da professora Emanuela Sodré; ““Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada à prática clínica: os mitos e verdades acerca da TCC”, da estagiária Liz Quintal e supervisão da professora Helga Rodrigues; e “Experiências da prática clínica à luz da psicologia fenomenológico-existencial no estágio supervisionado”, do estagiário Epson Araújo, sob a supervisão do professor Victor Delgado.

“A Jornada é uma grande oportunidade que os alunos possuem de justamente conhecer um pouco mais da realidade do trabalho do psicólogo em seis áreas: Psicologia Comunitária, Orientação Profissional, Psicologia Escolar, Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia Existencial-Humanista e Psicanálise. Essa troca de experiência é bastante enriquecedora do ponto de vista da formação”, finaliza a coordenadora da Clínica Escola Santa Teresa,Katia Nahum.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana