Livro traz capítulo escrito por alunos da Faculdade Salesiana de Macaé

As alunas Ludmila Ravane Santos da Silva, Letícia Kizuka Pereira, Alice Dames Vieira, Rayssa Barcellos Paiva e Brenda dos Santos Pereira, dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia de Instalações no Mar, da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, fizeram uma contribuição literária em um dos capítulos do livro “Engenharias: Criação e Repasse de Tecnologias 2”, da Editora Atena.

A publicação apresenta trabalhos teóricos e práticos relacionados à área de Engenharia, traçando um panorama dos assuntos em pesquisa atualmente. De abordagem objetiva, a obra se mostra de grande relevância para graduandos, alunos de pós-graduação, docentes e profissionais, apresentando temáticas e metodologias diversificadas, em situações reais.

A pesquisa presente na publicação é fruto do projeto de Iniciação Científica desenvolvido pelos discentes da Católica Salesiana, juntamente com o corpo docente da instituição.

“A Iniciação Científica é um projeto extremamente enriquecedor para os estudantes, pois nos ajuda a expandir os nossos horizontes e também traz uma experiência tanto profissional como pessoal. Trocamos conhecimentos, aprendemos temas bastante úteis e conhecemos alunos e professores que nos motivam e ajudam no nosso desenvolvimento”, conta Ludmilla Santos, que completou: “Também com a Iniciação Científica, temos a oportunidade de publicação e, com isso, compartilhar nosso conhecimento e desenvolvimento para assim agregar na vida de outras pessoas”.

Os trabalhos contaram também com a contribuição de ex-alunos do curso de Engenharia de Produção da Católica Salesiana: Carlos Renato Gomes da Cunha e Gustavo Silva Vieira.

O coordenador de Pesquisa e Extensão da Católica Salesiana, Hans Schmidt, ressalta que o trabalho acadêmico destaca a mulher num cenário que antes era visto apenas por homens. “Há alguns anos a profissão de engenheiro era tipicamente masculina e nossas turmas contavam com pouca presença feminina em sala. Mas isso mudou e hoje as nossas turmas de engenharia são bem mais equilibradas. Temos excelentes alunas que, além de dedicadas, fazem trabalhos de alto nível como esse premiado e selecionado como capítulo de livro”, destaca.

O trabalho das alunas compõe o último capítulo do livro que pode ser baixado gratuitamente em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/5242.

Texto: Alysson Nogueira