Lançamento do selo comemorativo em homenagem aos 60 anos

Dando início às atividades em homenagem aos 60 anos lançamos, nesta quinta-feira (02), durante o Programa de Formação Continuada, o selo comemorativo que marcará as festividades da instituição de ensino neste ano de 2023.

A identidade visual, assinada pelo publicitário Paulo Francisco Caetano, representa o Jubileu de Diamante, compondo em seu design, elementos que remetem à primeira marca da instituição. “A referência ao jubileu se dá pela forma geométrica do emblema do colégio e o reforço a essa imagem é enfatizado nos traços laterais do losango, que retoma a ideia da lapidação de um diamante”, explica Paulo, que reforça a criação com tons em azul e rosa, as mesmas cores utilizadas pela Congregação Salesiana.

“Trata-se de um momento especial e comemorativo para toda comunidade macaense, tanto pelo legado histórico que o Solar Monte Elísio representa quanto pela memória dos que passaram pela nossa instituição e deixaram um legado de educação para a vida de várias gerações”, conta.

A aquisição do Solar Monte Elísio aconteceu em outubro de 1961. O palacete que pertencia à família do Visconde de Araújo, e ficou abandonado por 18 anos, recebeu reformas para abrigar a escola. Em 27 de julho de 1963 ocorreu a cerimônia de inauguração, dando início às aulas para uma turma com 24 moças.

Durante a caminhada histórica, ocorreram inúmeras transformações, vislumbrando atender ao crescente número de alunos. Investimentos na estrutura física foram realizados: a construção dos blocos de sala de aulas, laboratórios de conhecimento prático, quadras esportivas, espaços de convivência, entre outros, possibilitando a ampliação do atendimento à demanda educacional, agora com o Ensino Médio, técnico-profissionalizante e ensino superior.

Desde as suas origens, o Instituto Nossa Senhora da Glória vem se inovando, trazendo novas alternativas para as demandas de sua comunidade educativa, ressaltando valores e metodologias diversas para a educação das crianças e jovens, pilares de uma história com 60 anos de existência.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Paulo Caetano