Jovens Cientistas Salesianos publicam mais um artigo em periódico internacional

O Programa Jovem Cientista Salesiano desponta mais uma vez como uma porta de entrada da juventude no mundo da ciência e da pesquisa. Exemplo disso é a publicação de mais um artigo científico na revista internacional “Open Access Library Journal” qualificada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como B4.

O artigo intitulado “Time Variations Analysis of the Geomagnetic Field in the Municipality of Macaé, Brazil” (em Português: “Análise das Variações Temporais do Campo Geomagnético no Município de Macaé, Brasil”) é fruto do trabalho dos alunos e ex-alunos do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Macaé –  Laisa Prata Moreira Fernandes, João Victor Jobim de Souza e Silva, Iago Reis Homsi, Paula de Carvalho Garcia, Gabriel Teixeira de Oliveira Barroso, Tainá Rebelo e Ribeiro e Gabriel Gomes Dias de Oliveira, orientados pelo professor doutor Hans Schmidt Santos e com a contribuição da revisão da Língua Inglesa da professora Vânia Regina de Oliveira Branco.

De acordo com o professor Hans Schmidt, após o processo de revisão, submissão e publicação do artigo, o Programa Jovem Cientista Salesiano fecha com chave de ouro o ano de trabalho dos alunos. “Ao longo de 12 meses de trabalho, os alunos coletaram dados do magnetismo da Terra dos últimos 500 anos e confeccionaram mapas que permitiram analisar o comportamento em Macaé da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, que é um fenômeno de enfraquecimento do campo magnético da Terra que, entre outras funções, funciona como um escudo para tempestades solares. Essa anomalia é investigada por institutos do mundo todo, pois sua existência pode causar grandes problemas para satélites e espaçonaves, podendo derrubar computadores de bordo e inibir a coleta e a transmissão de dados em nossa região devido à pouca proteção que temos quando ocorrem tempestades solares”, explica Hans ao lembrar que o artigo pode ser conhecido através do link https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=102394.

“Ser aluna de uma escola onde se prioriza a pesquisa é uma honra. A pesquisa científica nos enquadra em uma realidade acadêmica de profundo conhecimento, dedicação e comprometimento. Sou grata ao professor Hans pelo incentivo dado em todas as etapas de realização do projeto”, diz a estudante Laisa Prata, seguida do aluno João Victor Jobim. “É muito legal o Colégio ter nos oferecido a oportunidade de poder pesquisar com esses profissionais. Foi uma grande experiência”.

O Programa Jovem Cientista Salesiano foi criado em 2018 e é fruto de uma parceria entre o Colégio Castelo e a Faculdade Católica Salesiana que tem como objetivo oportunizar aos estudantes a experiência da pesquisa e da produção científica, orientados por professores pesquisadores doutores em Física, Química e Biologia da Católica Salesiana. Cada edição do Programa tem duração de 12 meses e é destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do INSG/Castelo.

Fotografia: Divulgação