Jogos de Negócios simulam atividades de gestão

Gerenciar um negócio, pensar campanhas de marketing, recrutar pessoas e criar uma cadeia de parcerias para insumos são algumas das atividades desenvolvidas por um gestor de negócios.

Com foco no desenvolvimento das diferentes habilidades e competências que um Administrador precisa ter, a Faculdade Católica Salesiana oferta aos seus alunos a disciplina de Jogos de Negócios, que visa justamente a fazer o estudante pensar em todas as etapas de gestão de um negócio, a fim de alcançar lucro e sucesso.

Ministrada pelo professor Mauro Dias, a disciplina utiliza um simulador de gestão de negócios online denominado Simulare – Jogos Empresariais, onde os alunos são reunidos em equipes com a missão de administrar empresas fictícias. O simulador divide as etapas de gestão em rodadas de decisões, nas quais as equipes precisam tomar decisões sobre preço, investimento em propaganda, prazos de recebimentos e pagamentos, compras de insumos e máquinas, contratação e demissão de pessoal, empréstimos, financiamentos etc.

“Durante as aulas pela Católica Online, através do Microsoft Teams, realizamos análises da simulação da rodada anterior, com diagnósticos dos resultados alcançados, tais como o market share e a rentabilidade do ativo acumulado. Após as 12 rodadas totais, uma das empresas é declarada a vencedora da simulação e as avaliações dos alunos são correspondentes à colocação final da simulação”, explica o professor Mauro.

“O Simulare é uma ótima ferramenta que nos proporciona uma visão melhor sobre o mundo dos negócios e nos faz entender, na prática, um pouco do que é gerenciar uma empresa e tomar todas as decisões para que a mesma sempre esteja na frente em relação aos concorrentes”, revela Kelleng Macedo Medeiros Poeys, estudante do 7º período de Administração.

Fotografia: Divulgação