IV Jornada das Engenharias: universitários apresentam pesquisas

A IV Jornada das Engenharias da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – foi marcada pela apresentação de diversos projetos de iniciação científica nas áreas de Engenharia de Produção, Sanitária e Ambiental, Computação e Química.

O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 10, ocupando as salas e o Hall do Bloco C da FSMA com diversas palestras e apreciação de trabalhos.

“É uma experiência muito boa, pois na realidade do mercado de trabalho teremos que apresentar projetos o tempo todo. Então, aqui na Jornada, a gente tem a possibilidade de apresentar nossa iniciação para diferentes públicos”, disse Maria Júlia Siqueira, estudante do 7º período Engenharia Química, seguida da Alice Dames e da Brenda Muniz. “Além da Faculdade nos garantir os conteúdos que temos que dominar enquanto profissionais, os projetos de iniciação científica são um incentivo para escolha de estudos sobre temas que temos maior afinidade. Principalmente para quem quer seguir a carreira acadêmica, nos dando uma sensação de autonomia e experiências mais intensas”, ressaltaram.

A aluna de engenharia de computação, Marcela Souza da Conceição, explicou que a iniciação científica além de ser uma maneira de estudar áreas de conhecimento que, por ventura, não são abordadas na graduação em si, acaba sendo uma forma de incentivar que outros universitários se envolvam com a pesquisa.

Os alunos do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, participantes do Projeto Jovem Cientista Salesiano também tiveram seus trabalhos expostos na IV Jornada. “Está sendo uma experiência incrível participar da Jornada, pois é um público diferente (estudantes de graduação, pais e mestres) que detém muito conhecimento e que, normalmente, já tem uma informação prévia sobre o que estamos pesquisando. Pra gente é bom porque acaba nos auxiliando com toques sobre como apresentar melhor ou com diferentes formas de abordagens da nossa própria pesquisa”, salientaram os alunos Davi Antônio Velloso, Júlia Figueiredo e o Igor Menezes, do 1º ano B.

Já a aluna de Engenharia Química, Sara Nállia de Oliveira Costa, revelou que “após dois anos atuando na pesquisa sobre o uso da goma xatana comercial, o grupo agora está trabalhando na finalização do projeto de construção de um equipamento biorreator com propriedade de agitação e controle de temperatura para uso no laboratório de engenharia da Salesiana, como um produto do estudo realizado”.

Texto e Foto: Moira Paula