Grande Festa de Maria Auxiliadora inspira o caminho para a santidade

A santidade também é para você. Esta foi a mensagem da Grande Festa de Maria Auxiliadora do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – e da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – ocorrida na sexta-feira, 24, na Quadra Miguel Magone, que envolveu centenas de estudantes e funcionários na encenação e na apresentação de coreografias.

“Maria, a grande mestre de Dom Bosco, foi também a auxiliadora de seu caminho em busca da santidade. Percorrer o caminho para ser santo não é fácil. O documento de Aparecida afirma: “Maria é a grande missionária, continuadora da missão de seu filho e formadora de missionários”. Santidade e missão são duas palavras que caminham juntas, afinal quem busca a santidade deve entregar-se diariamente a fazer o bem. Toda ação missionária torna-se santa quanto se orienta no sentido de conhecer e de fazer com que Jesus seja conhecido, anunciando o seu amor e testemunhando-o às pessoas”, disse a diretora geral do INSG/Castelo e FSMA, Ir. Carmelita Agrizzi, ao dar as boas-vindas, seguida do Padre Gleison Lima. “Quando falamos de Maria, não queremos que ela esteja no lugar de Deus, porque ela não é deusa. Mas temos um carinho muito especial, por ela ser a mãe de Jesus, que é Deus. E se Jesus é nosso irmão, então Maria também é nossa mãe. Maria Auxiliadora, aquela que ajuda, aquela que cuida, assim como uma mãe que está sempre ao lado do seu filho. O que celebramos nesta noite é Maria, aquela que auxilia, aquela que ajuda no caminho rumo à eternidade, auxilia no caminho do céu. E, portanto, também é um modelo a ser seguido”, ressaltou.

O espetáculo contextualizou a vida de santas e santos, mas também de homens e mulheres “comuns” que dedicaram a sua vida a fazer o bem, além dos próprios passos de Jesus no caminho santo, sempre apoiado e orientado pela sua mãe.

O momento mais esperado da festa, a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, tradicionalmente realizada pelo 3º ano do Ensino Médio, fez com que o público e os atores se emocionassem. “Foi um momento muito importante que certamente vou levar para o resto da minha vida. Agradeço muito as irmãs salesianas, os professores e todo mundo que estava na realização desta festa”, disse a estudante Gabriela Santos Souza. Já a aluna Maíra de Souza revelou que para ela “foi incrível, foi um dia muito especial”.

A assessora de eventos do INSG/Castelo, Cristine Ximenes, falou sobre como é realizar mais uma Grande Festa de Maria. “Agradeço a toda direção e os funcionários que constroem esta festa junto com a assessoria de eventos. A gente conta com uma equipe altamente qualificada, que se doa a cada minuto para a realização dessa Grande Festa. Agradecemos a todos que se envolvem de alguma maneira e a Maria que nos leva a realizar grandes coisas”.

A atriz convidada Simone Kalil fez um balanço emocionado da sua participação no espetáculo. “Não posso nem falar que vou começar a chorar de novo. Foi muito emocionante ver essa moçada tão envolvida com a Festa e com a coroação. Eu lembrei tanto do meu tempo de escola. Fiquei muito emocionada de voltar a Macaé fazendo a Dra. Zilda Arns. Estou muito agradecida pelo convite, pois foi uma emoção que as palavras não dão conta”, finalizou.

Fotografia: Paolla Itagiba