Faculdade Salesiana: cursos de extensão universitária geram impacto na comunidade

O tripé que forma a educação superior brasileira é sustentado por duas vertentes: a da Pesquisa Universitária e a da Extensão Universitária. Essas articulações regem a missão e o dever das instituições no país, tendo como objetivo a integração da universidade com a sociedade.

Por meio deste contexto, os cursos de extensão fazem parte da efetivação dessa integração, oferecendo ao aluno a oportunidade de se qualificar e de aprofundar o conhecimento em determinadas áreas de interesse. Além da proposta de uma qualificação mais rápida, há diversas vantagens de se fazer um curso de extensão, como o aumento da rede de relacionamento promovida pela interação com outros colegas e profissionais.

Ao longo dos anos, dezenas de cursos de extensão foram ofertados, formando milhares de alunos. Os temas foram variados, alguns bem específicos como, por exemplo, o curso de Neuropsicanálise, para profissionais de Psicologia; o de Tratamento de Fluido de Perfuração, para trabalhadores da área offshore e o de Marketing, para Rede Social, voltado aos profissionais da Publicidade e Propaganda. Por outro lado, já oferecemos também cursos tradicionais, como o de pães e biscoitos caseiros e games, por exemplo.

Os cursos preparatórios para concursos públicos foram sucesso à parte. Eles promoveram atualização e preparação aos alunos, com conteúdo e informações que viabilizaram a realização de concursos públicos e seleções de emprego. Já os tradicionais cursos gratuitos de Verão e de Inverno tiveram a participação maciça de centenas de participantes de todo o Brasil.

A formação que mais nos dá orgulho é a nossa Universidade da Maturidade (UniMat), que precisou ser interrompida devido à pandemia de Covid-19. A proposta pedagógica da UniMat é voltada à melhoria da qualidade de vida dos idosos, promovendo um espaço de convivência social e de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno, sobretudo na tomada de consciência da importância da participação do aposentado e do idoso na sociedade.

Maria Chaves da Silveira Costa participou da Universidade da Maturidade na edição de 2019 e relembra momentos marcantes vividos naquele tempo. “Quando a Salesiana planejou aquele curso, certamente sabia que trabalhar com idosos é dividir emoções e alegrias que constroem o ser humano. Aqui fiz muitos amigos que colocaram suas experiências positivas e preencheram os espaços negativos com seus sorrisos. Sou muito grata por tudo que as Salesianas tem feito até agora e que, com certeza, continuará fazendo”, disse Maria, que aproveitou para deixar uma mensagem. “As famílias são o bem maior que guardamos com muito carinho e se a vida é como um caminho de sombras e luzes, o importante é que saibamos aproveitar as sombras e vitalizar as luzes. Somos anjos de uma asa só, por isso voamos apenas quando abraçamos uns aos outros”, finalizou.

A situação de pandemia acelerou o uso das plataformas digitais de educação em todo o mundo, e no nosso caso não foi diferente. Estamos ampliando nossas ofertas de cursos online com aulas síncronas. Nosso próximo passo é implementar cursos de EAD hospedados em plataformas e com fluxo contínuo para que nossos alunos possam estudar e se capacitar de qualquer lugar do Brasil e em qualquer horário.

Sabemos que a educação vem passando por profundas mudanças nas últimas décadas e estamos sempre nos adequando às transformações com a finalidade de cumprir a nobre missão que nos foi dada por Dom Bosco: “A vida é um dom, um dever, um talento a desenvolver, um empenho, uma missão a realizar”.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira