Faculdade Salesiana: Alunos de Administração participam de aulão

Estudantes do curso de graduação em Administração participaram de uma aula diferente nesta quinta-feira, dia 23, na Sala Madre Colombo da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA. O aulão multidisciplinar foi ministrado pelos professores Jaqueline Mateus, Sandra Matsumura e Júlio Boldrini, usando como ferramenta o livro “O Ponto de Mutação – A ciência, a sociedade e a cultura emergente”, escrito pelo doutor em Física, cientista, ambientalista, educador e ativista austríaco, Fritjof Capra. aulao-adm2

A cada aulão, três professores de diferentes disciplinas promovem uma reflexão para fazer com que os participantes possam ter visão de mundo ampliada, passando por várias áreas de conhecimento, por meio de uma abordagem diferenciada. Desta vez os alunos das disciplinas de Redação Empresarial (Sandra Matsumura), Teoria dos Jogos (Júlio Boldrini) e Metodologia Científica (Jaqueline Mateus), participaram desta edição.

O livro “O Ponto de Mutação” aborda a necessidade de mudanças rápidas nas atitudes das pessoas para que se possa contornar os grandes problemas mundiais. Segundo o professor Júlio Boldrini, a escolha do tema se deu com o intuito de mostrar que a partir de uma crise surge sempre uma nova oportunidade.

“O livro mostra que no momento em que se esgota as possibilidades de um modelo, abre-se um novo modelo, que pode ser de sociedade, de gestão de empresas. E ele se adapta muito bem a realidade que vivemos hoje no meio de uma crise econômica e as possibilidades que podem se abrir neste ambiente caótico”, disse o professor, explicando ainda que, para o aluno é uma forma dele perceber que faz parte de um todo e que o elemento do todo existe em cada parte. Assim o aluno encara isso de uma forma holística e sistêmica e ele pode ter uma visão de gestão mais ampla e eficiente, verificando que o problema não está nas pessoas, mas nos processos, sendo a atuação no processo a forma de se resolver possíveis problemas.

“Acho que a aula de hoje nos proporcionou enriquecimento tanto pessoal quanto profissional. Pelo lado profissional, precisamos ver a empresa para além do lucro, pois para chegar aos resultados há o envolvimento de seres humanos. E quando algo de errado acontece, o sistema empresarial tende a culpar um colaborador, e às vezes a questão é o próprio sistema. Já no que diz respeito ao lado pessoal, foi possível refletir que não podemos mensurar a capacidade de alguém porque ela não possui uma única habilidade que gostaríamos, pois ela pode ser excelente em outras coisas”, avaliou a aluna do 3º período de administração, Thaís Couri.

Foto: Alysson Nogueira