Estudo acadêmico mostra a relação líder-liderado com impacto no ambiente das organizações                         

Estudo acadêmico mostra a relação líder-liderado com impacto no ambiente das organizações                       

Analisar a percepção que as pessoas apresentam sobre a relação líder-liderado foi o intuito do estudante do 8º período do Curso de Administração, Lukas Guimarães, com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “A percepção que os alunos do curso de Administração da Faculdade Católica Salesiana têm a respeito da relação Líder-Liderado, impactando na motivação e no clima organizacional ”.

Com a nota 10, obtida na defesa online pela Plataforma Microsoft Teams, Lukas revela ainda que o estudo possibilitou perceber, através de pesquisa, que os entrevistados se contradizem em relação ao estilo de liderança do seu líder, alternando entre a preferência de ter um líder autoritário, carismático e democrático. “Apesar de haver posicionamentos diferentes sobre a relação líder-liderado, levando em consideração as condições de trabalho e o nível de motivação das organizações, foi possível concluir que o estilo de liderança com ganhos mais positivos para o ambiente corporativo é daquele líder que obtém uma postura democrática com seus liderados”, pontua o estudante, revelando ainda como tem sido esse momento de estudo remoto.

“No início das aulas online em decorrência da pandemia, logo fui surpreendido com todo apoio e suporte dos professores, especialmente da minha orientadora, professora Sílvia Cecília Lourenço. O sistema utilizado pela Católica Salesiana surpreendeu positivamente, nos dando facilidade de acesso e aproximação com os professores de forma eficiente. Sou muito grato por ter tido a oportunidade de passar esses anos na Salesiana, um lugar que me traz tantos ensinamentos”, finalizou o estudante que teve seu TCC analisado ainda pelos professores Mauro Dias Carvalho e Anirian Cristiane Unghare, no momento da defesa.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana