Estudantes produzem TCC sobre descomissionamento de plataformas

Os estudantes do 9º ano de Engenharia de Produção da Faculdade Católica Salesiana, André Luís Paes Proença e Felipe Vilarin Santos obtiveram nota 10 na defesa online do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Descomissionamento de plataformas de produção de petróleo offshore”.

O objetivo do TCC foi discutir os desafios técnicos, ambientais, financeiros e de logística do processo de descomissionamento de plataformas de produção de petróleo e teve, como principal resultado, o mapeamento dos diversos e complexos processos envolvidos.

Sob a orientação do professor orientador e coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Católica Salesiana, André Manzela, e o olhar atento dos membros da banca, os professores Rogério Manhães e Warlley Antunes, os alunos tiveram ainda o recorde de público nas defesas online promovidas através da Católica Online, pelo Microsoft Teams.

Os estudantes ressaltaram o desafio de falar sobre um tema ainda recente no mercado offshore. “Desenvolver o TCC foi desafiador, porém nos proporcionou muito aprendizado, uma vez que o descomissionamento abrange todas as áreas da engenharia. Contamos com a ajuda ímpar do Mauro Destri que é um dos profissionais de referência neste processo de descomissionamento e CEO da Destri Consulting. Identificamos que no Brasil os custos desses processos se aproximam de bilhões de dólares, bem como ainda não existem portos com selo verde que tratem resíduos radioativos e no mundo não há protocolos para combate ao coral sol, uma espécie que contamina e ameaça a biodiversidade das regiões onde se instala e que estão presentes na estrutura de três plataformas da Petrobras que aguardam o descomissionamento. A produção do estudo contou ainda com o importante suporte do nosso orientador”, disseram.

“O prestígio dos estudantes e o interessantíssimo tema cativou tamanha participação, nunca vista em outras bancas do curso. O trabalho foi riquíssimo, permitindo o aprofundamento sobre um tema eminente no cenário nacional e internacional da indústria do petróleo. É importante salientar que estimativas apontam que o descomissionamento de sistemas de produção de petróleo deverá movimentar, somente no Brasil, bilhões de dólares nos próximos anos, devido principalmente à exaustão das instalações físicas ou à inviabilidade econômica de sua continuidade”, disse o professor André Manzela, completando que o tema do TCC defendido é aderente ao curso de pós-graduação que a Católica Salesiana deve oferecer em breve, sob a coordenação do professor Mauro Dias.

Fotografia: Divulgação