Estudantes e profissionais refletem sobre os desafios do futuro para a Engenharia

Visando debater sobre as oportunidades e desafios do futuro nas áreas de engenharia, profissionais, estudantes e os coordenadores dos cursos de Engenharia de Produção, Ambiental e Sanitária, Química e da Computação da Faculdade Católica Salesiana participaram de uma Live, transmitida pelo Canal do Youtube /salesianamacae, com o tema “Engenharias e o Futuro”.

Na oportunidade, o bate-papo circundou alguns desafios para o profissional de Engenharia nos próximos 5 a 10 anos, como conciliar vida profissional e pessoal no novo cenário pós-pandemia.

Os egressos convidados Samela Almeida e Luís Felipe (Engenheiros de Computação), André Barreto Caetano e Weverton Nazário (Engenheiros de Produção), Fernanda Pózes e Laura Rezende (Engenheiras Ambientais e Sanitárias) e Amanda Freitas e Ícaro Barbosa (Engenheiros Químicos) são atualmente profissionais que têm se destacado no mercado com cargos estratégicos ou de gerência nas empresas em que atuam, bem como na carreira acadêmica. Todos os ex-alunos falaram sobre a importância de manter a capacitação e a qualificação constante na observância das demandas do mercado para aproveitar as oportunidades que estão sendo construídas para os próximos anos.

Já os coordenadores dos cursos da Católica Salesiana, ressaltaram as perspectivas de mercado e competências e habilidades demandadas pelos novos tempos. “A engenharia tem avançado como todas as profissões, impulsionada pela Indústria 4.0 e pela Inteligência Artificial e as empresas e profissionais estão se transformando na mesma velocidade. Para se ter ideia, a Petrobras criou uma nova gerência denominada “Transformação Digital,” tamanha a relevância da Indústria 4.0, que também necessita de equipes que atuem de forma colaborativa, trabalhando em rede e de forma mais sustentável neste mundo cada vez mais globalizado”, disse Mauro Dias, coordenador do Curso de Engenharia da Computação, seguido do coordenador de Engenharia de Produção.

“Espero que este debate contribua para a reflexão de todos que participaram. A engenharia sempre foi e vai continuar sendo uma área muito atrativa do ponto de vista profissional. As mudanças em nível mundial estão acontecendo muito rapidamente e estão impactando fortemente a rotina de trabalho dos profissionais não só de engenharia, mas de todas as áreas. Então é preciso pensar qual é o perfil do profissional que o mercado aguarda daqui a alguns anos. Por isso, quatro pilares devem permear a construção deste novo perfil: a tecnologia, a sustentabilidade, a capacitação e a conformidade”, salientou André Manzela.

Por sua vez, o coordenador de Engenharia Ambiental e Sanitária, Marcos Cezar, pontuou sobre a importância da sustentabilidade e do uso da tecnologia. “A Engenharia é aplicação dos métodos científicos e empíricos de forma a usar a natureza em benefício do ser humano e remonta há milhares de anos. Em 2020, temos uma série de novas tecnologias que estão disponíveis e que  colocam a profissão em um momento fascinante, porque possibilitam  a oferta de serviços que antes não eram possíveis. Sem falar da responsabilidade socioambiental como um fator importante na formação de todo profissional de Engenharia”, revelou.

“Estamos vivendo a quarta revolução industrial que é caracterizada pela velocidade de alteração dos sistemas. E o desafio é caminhar junto com essas mudanças. Apenas a formação acadêmica não entrega um profissional 100% apto para encarar o mercado, mas sim a forma como gerenciamos nossas habilidades técnicas e pessoais. Essa análise é que deve ser feita por nós, profissionais, nos direcionando para os cenários que estão por vir”, finalizou o coordenador de Engenharia Química, Warlley Antunes.

Fotografia: Divulgação