Estudantes desenvolvem um projeto para criação de aplicativo com foco na destinação correta do lixo               

Estudantes desenvolvem um projeto para criação de aplicativo com foco na destinação correta do lixo            

Da teoria para a prática. Por meio da disciplina de Gerenciamento de Projetos, ministrada pelo professor Mauro Dias de Carvalho para estudantes dos cursos de Administração, Comunicação Social, Engenharias da Computação, Produção, Química e Ambiental e Sanitária da Faculdade Católica Salesiana, há muitos projetos saindo do papel, visando especialmente à transformação social.

Exemplo disso, são os alunos do 10º Período de Engenharia Química, Malu Medeiros e Thiago Luiz Garcia, que desenvolveram um projeto de criação de uma Organização Não Governamental (ONG) que atuará por meio de um aplicativo que visa à destinação correta do lixo, conectando o remetente ao destinatário.

O desenvolvimento do aplicativo ainda está sendo estudado, mas a ideia é atingir pessoas físicas e jurídicas, integrando catadores de lixo, artesãos, ONGs, indústrias de reciclagem e governo. O App funcionará como um sistema “delivery”, combinando data, hora, local e forma de interação entre os remetentes e os destinatários como, por exemplo, formas de pagamento, doação, troca etc., com o intuito de promover a educação e a maturidade no pensamento e nas ações pró-ambientais.

“Através de pesquisas em sites do governo, percebemos que a quantidade de lixo sólido que produzimos onera muito os cofres públicos e que mais de 70% desse lixo poderia ser reciclado, reutilizado ou reaproveitado. De posse desses dados, estamos buscando a criação do aplicativo, visando ajudar na destinação adequada do que é descartado pelas pessoas e pelas empresas. Pensamos no aplicativo por ser de fácil e simples acesso, além de digital”, explicam os estudantes.

O professor Mauro Dias, por sua vez, ressalta que a disciplina utiliza a metodologia ativa baseada em projetos, onde os alunos são estimulados a elaborar o seu próprio projeto, por meio de ondas sucessivas de aprendizagem, integrando diferentes conhecimentos e competências.

“Ao aplicar a metodologia ativa de aprendizagem em pares, organizo os alunos em duplas e busco incentivar as interações entre eles, com foco nas habilidades interpessoais e valorizando a experiência e conhecimento de cada um. O resultado são projetos como o da Malu e do Thiago que além de levá-los à construção do conhecimento, protagoniza suas habilidades e seus valores, através de uma ação que pode impactar de forma positiva na sociedade”, salienta Mauro.

“Esperamos que, com o aplicativo pronto, as pessoas saibam do real destino do seu lixo. Além disso, desejamos que o App seja capaz de conscientizar as pessoas, principalmente as crianças e os jovens sobre a prática da educação ambiental. Assim, a ideia é que haja uma redução do descarte incorreto dos seus resíduos e diminuição dos gastos públicos com a coleta de lixo, possibilitando que o governo destine recursos para outras áreas como a de saneamento, saúde e educação, a longo prazo, crie uma cultura mais sustentável”, finalizam Malu e Thiago.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana