“Equidade de Gênero” é tema de capacitação no Programa Nova Vida

“Equidade de Gênero” é tema de capacitação no Programa Nova Vida

Foram iniciadas as capacitações ministradas pelos docentes da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – para os jovens do Programa Nova Vida da Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade de Macaé, no Paço Municipal, na última terça-feira, dia 28.Projeto Nova Vida Prof. Marcello Santos 28-03-2017 Foto Marcello Santos (1)

O psicólogo, o musicoterapeuta, doutor em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social, Marcello Santos, foi o primeiro a conduzir a capacitação com o tema “Equidade de Gênero”, que se refere a um tratamento igual para pessoas de ambos os sexos, onde direitos, responsabilidades e oportunidades independem do fato do indivíduo ser do sexo feminino ou masculino.

De acordo com Marcello, o assunto é muito novo entre os jovens. “Minha experiência junto às questões de gênero, me mostrou que a ações mais eficazes são as preventivas. É na fase entre 10 e 24 anos que meninos e meninas, adolescentes ou jovens, tendem a consolidar crenças como o machismo, que podem ocasionar comportamentos como assimetria nas relações de gênero – ou seja, diminuição do papel da mulher -, violência e abuso contra mulheres. No geral, os meninos, em suas avaliações, pediram mais conversas desse tipo. Foi um debate muito proveitoso”, salientou.

Antes, foram exibidos vídeos (em formato de desenho animado) sobre a constituição da masculinidade e do feminino, que posteriormente viriam sustentar a reflexão com os participantes.

As rodas de palestras no Paço Municipal em parceria com a Prefeitura de Macaé, acontecerão sempre uma vez por mês, até novembro, com temas e palestrantes diferentes. A próxima capacitação será sobre “Empreendedorismo: uma forma de ver o futuro profissional”, no dia 25 de abril, com a professora mestre Jaqueline Mateus Moura.

Texto: Moira Paula
Foto: Marcello Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *