Docentes participam de formação                            

Docentes participam de formação                          

No último sábado, dia 03, os professores da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – participaram de mais um encontro do Programa de Formação Continuada (Profoc).

Na oportunidade a diretora geral, Ir. Carmelita Agrizzi, conduziu a abertura, desejando um bom retorno do recesso e agradecendo por tudo que os docentes têm feito pela Casa Salesiana.

Em seguida, a diretora da RSB-Escolas, Ir. Adair Sberga, ministrou uma palestra sobre a “A Epistemologia do Professor”. A ideia foi falar sobre a formação da nossa pessoa e sobre a formação dos nossos alunos. Somos educadores de uma escola católica salesiana, temos um diferencial por termos aqui, o exercício da vocação, que é um dom que Deus nos deu, contando conosco para ajudar na formação de outras pessoas. Não basta transferir um monte de conteúdo, vai além disto. É algo muito mais profundo. O aprendizado é uma das estratégias, porque formar mesmo é ajudar no desenvolvimento integral de uma pessoa”, disse Ir. Adair.

Após, o professor mestre, doutorando em Educação e diretor da Apoio Estratégico, Ivan Cunha, palestrou sobre como a tecnologia influência na vida das pessoas e no processo de aprendizado, além da importância da busca pelo equilíbrio emocional. “Os pequenos desequilíbrios emocionais de agora, não tratados, vão ter consequências daqui há 10 ou 15 anos. Uma hora esse peso se torna insuportável e atinge as pessoas que você mais ama. É a realidade de um mundo diferente, que a nossa geração não estava preparada para viver, que está afetando emocionalmente a nossa saúde. A conquista da felicidade é uma luta individual, a gente sempre transfere para o outro a responsabilidade pela nossa própria felicidade, quando na verdade nós é que somos os únicos responsáveis por isso”, destacou Ivan.

A vice-diretora acadêmica da FSMA, Ana Cristina Lousada, aproveitou a oportunidade para dar informes sobre o segundo semestre letivo, convidando os docentes para um bate-papo com o coordenador de cada curso.

 

 

Texto: Moira Paula
Fotografia: Paolla Itagiba e Moira Paula

Assessoria de Comunicação Salesiana