Docentes participam de encontro de formação

No último sábado, dia 12 de agosto, todos os professores e coordenadores da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA participaram de um encontro de formação continuada para os mesmos.Profoc FSMA 12-08-2017 FOTO MOIRA PAULA (16)

Os docentes receberam as boas-vindas da diretora geral, Ir. Carmelita Agrizzi, que falou sobre a importância da realização de encontros como estes que promovem reflexões e a integração entre os professores de diferentes cursos. “Desejamos que todos possam absorver o máximo de conhecimento possível para que estejamos cada vez mais integrados. Estivemos em uma formação salesiana sobre a realidade juvenil e um dos temas abordados abrangeu exatamente o tema que será palestrado aqui”, disse a diretora.

Neste encontro, a palestra principal permeou pelo tema “Depressão e Suicídio”, com foco em grupos de estudantes, ministrada pela psicanalista e doutora em Memória Social, Nilda Sirelli. O objetivo da palestra foi alertar sobre os principais sinais de depressão que os jovens podem manifestar e promover um nivelamento sobre o suporte que a Instituição pode dar aos estudantes.Profoc FSMA 12-08-2017 FOTO MOIRA PAULA (49)

A vice-diretora da FSMA, Ana Cristina Lousada, explicou que é um tema pouco comum de ser abordado em formações com professores, porém a depressão é uma doença que precisa de um olhar atento, pois são os professores que mais estão próximos desta juventude.

Em matéria do Jornal O Globo (de 25 de maio de 2014), no Brasil, 21% dos jovens entre 14 e 25 anos têm sintomas indicativos de depressão, segundo dados colhidos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e muitos casos ficam sem diagnóstico porque os sinais se assemelham com problemas normais da idade.

Texto e Foto: Moira Paula