Debates sobre políticas públicas marcam a IV Jornada da Luta Antimanicomial da FSMA

A noite do dia 14 de maio foi marcada pela IV Jornada da Luta Antimanicomial da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA. O evento atraiu estudantes, usuários da rede de saúde mental, profissionais, educadores e gestores em torno de debates sobre políticas públicas antimanicomiais com foco na melhoria da qualidade de vida dos atores dos serviços de saúde mental e da sociedade em geral.

Com o tema central “Luta Antimanicomial: uma questão de Saúde Pública”, a programação contou com prática de Danças Circulares, conduzida pela psicóloga do CAPS Betinho, Fabrice Sanches. E com mesa redonda sobre Saúde Mental e a Reforma Psiquiátrica, composta pela psicóloga e militante do Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial, Kézia Bastos, pelo professor do curso de psicologia da FSMA e psicólogo do CAPS Rochilane Vilela da Silva, Diego Flores, e pela psicóloga Fabrice Sanches, com mediação da professora Renata Sales.

“O evento trouxe aos alunos algumas experiências de práticas da atenção psicossocial em dispositivos da região, além de discutir às ameaças recentes à política de saúde mental e da reforma psiquiátrica”, disse o professor, Diego Flores.

Texto e Foto: Moira Paula