Da janela, uma luz para o mundo

Da janela, uma luz para o mundo

 

 

No último Sábado de Aleluia, 11 de abril, o Instituto Nossa Senhora Glória – INSG/Castelo e a Faculdade Católica Salesiana promoveram um momento de oração pela Vida, a convite das suas pastorais nas redes sociais.

A Cerimônia das Luzes reuniu nossa comunidade, às 20h, nas janelas de suas casas para reflexão, comunhão e oração em família, iluminadas pelas velas ou lanternas dos celulares, em súplica a Deus Pai, pelo bem e pela vida. Unidos a Jesus Ressuscitado se cria uma rede sublime de comunhão neste tempo de grandes desafios em que o mundo luta contra a Pandemia da Covid-19.

No horário proposto, as famílias foram para suas janelas, suplicar pela vida e pelo fim da pandemia.  As irmãs Salesianas, reunidas pela mesma Luz em oração, e unidas às famílias de Macaé e do mundo, imploraram ao Senhor Ressuscitado a bênção e a paz para toda a humanidade.

A nossa celebração foi motivada pelo exemplo do casal Mariana Duarte e Gustavo Massa (Belo Horizonte-MG), que convocou as famílias, via redes sociais, para um momento de oração pelo fim da pandemia do Coronavírus. Na ação proposta por eles,  cada pessoa deveria acender velas em suas janelas. Essa  ideia foi inspirada no Festival das Luzes (Fête des Lumières) que ocorre todos os anos em Lion, na França, e surgiu como forma de agradecimento à Virgem Maria, pelo fim da peste que acometeu centenas de pessoas  em 1643.

Para nós, o momento foi propício, pois o Sábado de Aleluia precede a Ressurreição de Jesus, celebrada no domingo de Páscoa e, no isolamento social em que vivemos, nada melhor que unir forças, alimentar a esperança e crescer na solidariedade ao próximo.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana