Curso “Desafios na Perfuração em Poços” está com inscrições abertas na Faculdade Salesiana

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – está com inscrições abertas para o Curso de Extensão Universitária “ Os Desafios na Perfuração em Poços de Petróleo”. O curso vai ter início no dia 28 de abril e tem como público-alvo alunos de cursos técnicos, graduação de engenharia e profissionais da área de petróleo.

Os interessados em fazer a inscrição podem se inscrever na Secretaria da Faculdade Salesiana e depois serão encaminhados a Tesouraria para pagamento da taxa. Já os alunos da FSMA, devem adquirir o boleto direto na Tesouraria. O objetivo do curso é apresentar as prevenções e os principais problemas enfrentados na perfuração de poços de petróleo.

De acordo com o coordenador de Pesquisa e Extensão, Hans Schmidt, o investimento é de R$80,00 (taxa única) e o curso tem carga horário de 6h, com aulas as sextas-feiras (nos dias 28/04, 05/05, 12/05, 19/05, 26/05 e 02/06), das 17h20 às 18h20.

Ministrado pelo professor Rogério Manhães Soares, o curso abordará os seguintes temas: Sonda de perfuração e projeto de poços; Principais problemas de poços; Estabilidade química e mecânica; Enceramento e prisão de coluna; Desmoronamento e topada de coluna; Kick e blowout; e Obstrução no anular e perda de circulação.