Ciência e Religião são temas da V Semana de Psicologia

Dois dias de debates e reflexões sobre os desafios e as possibilidades nos espaços onde se desenvolvem a ciência e a religião marcaram a V Semana de Psicologia da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA.

Dezenas de estudantes e profissionais reuniram-se no dia 28 de agosto, no Auditório Irmã Maria Léa Ramos, para uma mesa redonda sobre “Laicidade”, com o teólogo e cientista da religião, Leonardo Gonçalves de Alvarenga, e a psicóloga e professora da FSMA, Gilzete Passos, sob a mediação do professor Rildo Loureiro.

“A Semana de Psicologia comemora o Dia do Psicólogo, que marca os 56 anos de regulamentação da profissão. Estamos todos de parabéns pela luta árdua, pois é uma profissão que vale muito a pena. Prestes a completar 28 anos de formado, posso dizer que tenho muito orgulho de ser psicólogo. Nesta V Semana o tema que trazemos propõe falar um pouco sobre a Laicidade, onde nosso papel é respeitar a religião do paciente e atuar profissionalmente”, disse o coordenador do Curso de Psicologia, Marcello Santos, ao dar as boas-vindas ao público.

“Precisamos considerar duas realidades brasileiras importantes: o Estado é laico, o que garante a separação entre Estado e Religião. E a outra questão é que o Brasil é um país com uma presença religiosa significativa e representativa. São realidades que precisam ser encaradas ao pensar sobre Laicidade, ao pensar no exercício da profissão do psicólogo”, disse Leonardo de Alvarenga, provocando as primeiras reflexões.

Por sua vez a psicóloga Gilzete Passos ressaltou que “quando se fala em Laicidade a ideia é não impor nenhum modelo religioso que se sobreponha a qualquer outro. Ou seja, quando se fala em Laicidade, a gente propõe a liberdade religiosa para todos os cidadãos igualmente, possibilitando a manifestação da sua fé qualquer que seja ela”.

Já no dia seguinte, os alunos apresentaram estudos de caso e relatos de práticas, promovendo um importante espaço de troca e de desenvolvimento profissional na IV Jornada da Clínica Santa Teresa.

Texto e Foto: Moira Paula