Católica Salesiana se destaca na produção de revistas e artigos científicos

Católica Salesiana se destaca na produção de revistas e artigos científicos

O mercado educacional de Macaé e região já estava consolidado em meados de 2004. Naquela época, nossos alunos sentiam a necessidade de expandir seus olhares para um novo tempo que viria, sobretudo no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A partir da premissa de criar mecanismos de divulgação científica, inicialmente nas áreas de Administração, Engenharia de Produção (com ênfase em Engenharia de Instalações no Mar) e Jornalismo, as publicações de artigos têm sido uma peça fundamental na construção acadêmica dos alunos. A missão era fomentar a produção intelectual de professores e discentes.

Atualmente a Faculdade Católica Salesiana dispõe de quatro veículos de divulgação científica: a Revista de Engenharia – RESA, Revista Visões, Revista Sistemas de Informação e os Anais do Fórum Artístico, Científico e Cultural. Por meio dessas publicações, centenas de trabalhos ganharam vida através de artigos e nossos pensamentos e ideias puderam ser divulgados ao mundo.

Revista Visões

Nascida em 2004, a publicação nasceu inicialmente para divulgar a produção intelectual dos nossos docentes. A “Visões” (ISSN 1983-2575) impulsionou a produção científica, abrindo as páginas e o corpo editorial para docentes de diversas universidades brasileiras. Em 2010, a revista entrou em um período de interrupção, sendo reativada somente em 2020, voltando a receber artigos nas áreas de Psicologia, Administração e Comunicação Social. Atualmente, a publicação é composta por artigos, resenhas de textos e entrevistas. A periodicidade da revista é semestral, e recebe artigos de professores e alunos tanto da Faculdade Católica Salesiana de Macaé quanto da comunidade acadêmica externa.

Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana (RESA)

Criada em 2015, a Revista de Engenharia, RESA (ISSN 2446-9378), é um veículo para os estudantes de engenharia de todo o Brasil apresentarem seus trabalhos científicos para o mundo. Acredita-se que os alunos precisavam de uma publicação científica que lhes permitisse crescer e aprender com o processo de publicação. A revista tem critério sério e rigoroso de avaliação, que leva em consideração a realidade da graduação nacional e internacional.

Revista de Sistemas de Informação

Desde quando foi lançada em 2008, a revista de Sistemas de Informação da Faculdade Católica Salesiana de Macaé (ISSN 1983-5604) se apresenta como um veículo científico para a promoção do conhecimento na área de informática, especialmente o conhecimento aplicado, que promove o desenvolvimento regional e nacional. Sua editoração, com publicação semestral no formato eletrônico, possibilita a divulgação da produção acadêmica, transcendendo os limites geográficos e promovendo a democratização da informação, contribuindo com o aprendizado do aluno. Rumo ao ambiente da inclusão digital, a rede eletrônica de comunicação possibilita a veiculação de informações de modo ágil e abrangente, correspondendo integralmente aos nossos anseios de crescimento.

Anais do Fórum Artístico, Científico e Cultural

Sendo o veículo mais recente criado pela Faculdade Católica Salesiana, a publicação surgiu em 2019, com o objetivo de ser um registro formal do evento acadêmico anual mais importante da instituição. Nele constam cronogramas, oficinas, fotos e apresentações de trabalhos artísticos, científicos e culturais que são elaborados pelos acadêmicos. Neste veículo, os alunos também podem publicar resumos simples ou expandidos de trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica.

Prof. Dr. Ricardo Linden

O Prof. Dr. Ricardo Linden trabalha na edição das revistas de Engenharias e Sistemas de Informação. Ele explica que as publicações são peças fundamentais para os acadêmicos e ressalta a importância deles no processo de aprendizagem. “Uma obra científica é muito similar a um projeto de engenharia ou de computação. Todas as etapas são executadas com muito rigor científico e profissional e, depois, é preciso escrever um relatório que seja claro e convincente”, explica.

Ao fomentar a disseminação do conhecimento científico, a Católica Salesiana se coloca na vanguarda intelectual, estando à frente do seu tempo e colaborando com o desenvolvimento social e intelectual do Brasil.

“Neste sentido, o apoio contínuo e irrestrito da instituição às revistas se justifica como um mecanismo adicional de ensino e fomento à cultura científica, algo que é tão importante nos dias de hoje. Mas ainda temos o benefício adicional de cumprir com a meta colocada por Dom Bosco, de estar em todos os tempos e lugares”, completa.

Classificação Qualis Capes

Quadrienalmente, há uma classificação na qual as publicações de periódicos que representem a produção intelectual dos programas de graduação de todas as áreas do conhecimento são classificadas. Elas são chamadas de Qualis, que têm por objetivo aperfeiçoar os processos de avaliação, ponderando a qualidade da produção intelectual dos docentes e pesquisadores. Tanto a Revista das Engenharias quanto a Revista de Sistemas de Informação são reconhecidas pelo CAPES, sendo de qualidade B5, em diversas categorias. Além disso, as revistas possuem ampla aceitação, tanto no Brasil quanto mundo afora. Especialmente a revista de Sistemas de Informação, já teve mais de 50 mil acessos, sendo um terço deles de pesquisadores do exterior. Além disso, mais de 25% dos artigos possuem duas ou mais citações, mostrando a qualidade do material proposto e colaboram para o desenvolvimento tecnológico e científico da humanidade.

Prof. Dr. Hans Schmidt Santos

“As revistas são abertas a toda comunidade acadêmica com consulta e publicação gratuitas. Este sucesso é fruto do trabalho árduo de dezenas de professores que trabalharam na editoração ao longo dos anos, dos autores que submetem trabalhos de grande qualidade e da direção que sempre apoia a pesquisa e oferece ao aluno uma faculdade completa”, ressalta o coordenador de Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Hans Schmidt Santos.

 Todo o conteúdo das revistas da Católica Salesiana, incluindo seus manuais de template e normas de publicação podem ser acessadas em http://www.fsma.edu.br/site/publicacoes/

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pedro Moreira
Foto: Arquivo Pessoal
Assessoria de Comunicação Salesiana