Católica Salesiana recebe jovens da ONG Viva Lagos

A quinta edição do evento “Uma tarde na Salesiana” recebeu, na última semana, 338 jovens inscritos no programa Jovem Aprendiz da ONG Viva Lagos, instituição social macaense que oferece qualificação profissional e educação para jovens que estão iniciando no mercado de trabalho.

Durante cinco dias, os alunos participaram das oficinas de Orientação Vocacional; Psicologia; Produção Audiovisual; Internet das Coisas (IoT); Métodos Computacionais; Apresentação Pessoal; Empreendedorismo, além de conhecer a estrutura da instituição, composta por Laboratório de Química; Laboratório de Física, Centro de Produções e Estudos Midiáticos (CEPEM) e Clínica Escola Santa Tereza. A visita tem o intuito dos participantes conhecerem melhor a infraestrutura da Faculdade Católica Salesiana, oportunizando-os o interesse pela vida acadêmica, através da vivência no ambiente universitário e técnico-profissional.

A coordenadora pedagógica da ONG Viva Lagos, Regina Gaio, reforça a importante parceria com a Faculdade Salesiana. “Ao longo dos últimos anos, os aprendizes são levados a experimentar a vivência de visitas técnicas, palestras, eventos, entre outros, que emergiram neste universo apaixonante que é o ambiente acadêmico. O ponto importante desse encontro é despertar nos jovens o desejo de querer fazer parte do universo da faculdade”, conta.

“Nosso evento com o Viva Lagos foi um grande desafio, pois foram ministradas 30 oficinas ao longo de toda a semana, em horário integral. Conseguimos mostrar um pouco de nossa casa para centenas de jovens de uma instituição que tem uma missão semelhante à nossa: cuidar e encaminhar os jovens para o mercado de trabalho. Agradeço ao pessoal de apoio, professores, coordenadores, alunos que atuaram como monitores e à direção da instituição. Sem o excelente trabalho de todos, realmente, não teria sido possível termos um resultado tão bonito”, explica o coordenador de Pesquisa e Extensão da Católica Salesiana, Hans Schmidt Santos.

Professores e gestores de colégios e empresas da região também podem solicitar a visita guiada, que é gratuita, para seus alunos e/ou funcionários, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão da Católica Salesiana pelo e-mail pesquisaextensao@salesianamacae.com.br

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba