Católica Salesiana publica artigo sobre resistividade do solo do município de Resende em revista da UNESP                 

Católica Salesiana publica artigo sobre resistividade do solo do município de Resende em revista da UNESP              

Com o artigo científico intitulado “Application Of The Transient Electromagnetic Method (TEM) With Linkage Of Well Information To The Geoelectric Imaging Of The Resende Basin, Brazil” (Aplicação do método transiente eletromagnético (TEM) com vínculo de informações de poços para o imageamento geoelétrico da Bacia de Resende, Brasil) os ex-alunos de Engenharia de Produção da Faculdade Católica Salesiana Jonas Jackson Lobão Rios, Nayara Pavan Rodrigues e Nicolas Aguiar Acciainoli com o apoio dos professores D.Sc. Hans Schmidt Santos e M.Sc. Felipe Barbosa Venâncio de Freitas, conquistaram a publicação na Revista Geociência da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

O estudo teve como principal objetivo possibilitar o mapeamento da resistividade do solo, com aplicação prática para caracterização de aquíferos (poços) na região do município de Resende-RJ, auxiliando nos processos de captação de água subterrânea. O método utilizado é capaz de identificar a condutividade elétrica do solo por meio da injeção de correntes elétricas, identificando se o solo é sedimentar, cristalino ou misto, facilitando a escolha pelo tipo de perfuração.

“O projeto de Iniciação Científica teve um impacto direto na minha vida acadêmica, proporcionando qualificação suficiente para cursar um mestrado. Hoje me sinto mais seguro e confiante profissionalmente também. Agradeço à Católica Salesiana pelo incentivo e pela oportunidade de atuar em uma pesquisa tão importante quando fui aluno de graduação”, revela o engenheiro de produção, Jonas Rios, que atualmente reside em Portugal e trabalha como Supply and Quality Specialist da Vision Box (empresa de biometria para a segurança de aeroportos).

“É com muita felicidade que recebemos a aceitação e publicação de um artigo dos nossos alunos na Revista Geociências da UNESP – referência nacional da área. Foi um longo processo de revisão, muito comum neste tipo de publicação e é uma honra estarmos neste periódico”, disse o professor Hans Schmidt ao informar que o artigo pode ser apreciado pelo link http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/geociencias/article/view/13428/11604.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana