Católica Salesiana participa de evento de Psicologia

Docente e alunos do curso de Psicologia da Católica Salesiana participaram, na última semana, da 14ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia. O evento aconteceu de forma on-line e teve a organização do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP – RJ).

Dentre os destaques, foram apresentados os seguintes temas: “Organização do Trabalho e a Questão do Sentido”, do aluno Rafael Blunck Silveira Ferrarezi; “O Uso da Arte em Psicologia na Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência”, da egressa Sabrina de Freitas; e “Em Cena: O Coletivo Transparente e a Arte LGBTQIA+ em Tempos Pandêmicos”, com autoria da psicóloga, formada pela Católica Salesiana, Pietra Chiron da Silva Bittencourt e do cineasta Marcos Campello.

Os trabalhos são resultados dos TCC’s apresentados nos anos de 2020 e 2021, contando com a coautoria e a orientação da professora da Católica Salesiana, MSc. Gilzete Passos Magalhães. A docente também participou com o trabalho: “Arte e Saúde Mental em Tempos de Pandemia na Apae de Macaé”, um estudo realizado a partir de atividades de psicologia, artísticas e lúdicas direcionadas para pessoas com deficiência intelectual.

“Nossos acadêmicos e egressos se empenharam muito em suas pesquisas e o resultado foi um material bem estruturado e muitas vezes poético, abrangendo temas relacionados à psicologia e à arte, como recursos transformadores no que diz respeito ao trabalho, à diversidade envolvendo a pessoa com deficiência e às questões relacionadas ao gênero e à inclusão social”, pontua Gilzete.

Após a participação do evento, os textos serão publicados nos anais da 14ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia. Vale destacar a influência de todos os professores do Curso de Psicologia e a excelência do ensino promovido pela Faculdade Católica Salesiana, que têm sido de fundamental importância para as produções científicas.

Texto: Alysson Nogueira