Católica Salesiana: inovação e segurança para a construção do conhecimento em meio à pandemia

A Nota 4 dada pelo MEC atestando a qualidade do ensino superior ofertado na Faculdade Católica Salesiana se faz evidente em meio aos desafios atuais da sociedade. Desde que foi decretado o isolamento social como medida de prevenção contra a pandemia da Covid-19, todas as universidades do país tiveram que suspender as aulas presenciais. Diante deste novo cenário educacional, toda a comunidade acadêmica da Faculdade Católica Salesiana passou a contar com uma nova rotina de estudos, pesquisas e construção do conhecimento.

A superação dos alunos e a qualificação do corpo docente ganhou forma pela Católica Online, uma rede de ferramentas digitais composta principalmente pela Plataforma Microsoft Teams, usada para dar continuidade ao aprendizado, às avaliações, ao suporte acadêmico, às pesquisas científicas e à promoção de eventos no âmbito da Faculdade.

Avaliando o desenvolvimento do ensino da Católica Salesiana ao longo dos anos, a estudante de Engenharia de Produção e primeira aluna a defender o Trabalho de Conclusão de Curso de forma online durante a pandemia, Milena de Lima, afirma que considera o ensino muito bom, pois além de aprender sobre o conteúdo do curso escolhido, os alunos aprendem também a respeitar o próximo, ter consciência ética e sustentável, através de tudo o que é proporcionado pela instituição.

“Sou aluna da Católica Salesiana desde 2016, mas também cursei o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Curso Técnico no Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo. Os impactos dessa educação na minha vida me mantém atualizada sobre a minha profissão e com  uma visão mais ampla sobre o mundo. Sou muito grata em fazer parte da Católica Salesiana, pois acredito que o ensino é de ótima qualidade. Estudamos conteúdos essenciais para a nossa futura profissão e os professores sempre proporcionam o melhor ensino que possamos ter para nos tornarmos profissionais de excelência, assim como eles são. Irei levar os ensinamentos e conselhos que recebi por toda a minha vida pessoal e profissional”, revela Milena.

“Mesmo com os desafios da mudança momentânea do ensino presencial para o online, a sensação que tenho é que ainda estamos numa sala de aula, interagindo com os professores e amigos, por meio da plataforma Microsoft Teams. Essa forma de ensino tem sido muito prazerosa e eficaz. Consigo rever as aulas gravadas para tirar eventuais dúvidas ou para fazer minhas anotações com calma. Tem sido uma experiência muito grata a oportunidade das aulas e do suporte acadêmico, oferecidos pela Católica Salesiana durante o isolamento social”, disse por sua vez a estudante de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, Lívia Portugal, sobre o ensino ofertado.

De acordo com a direção e com os coordenadores acadêmicos da Faculdade Católica Salesiana, a superação dos professores na busca pela melhor forma de transmitir o conhecimento, a promoção de eventos tradicionais de forma online, a realização de lives, a infraestrutura institucional e o comprometimento dos estudantes com o ensino são as ferramentas que constroem a educação em qualquer tempo, ultrapassando desafios e abrindo novos caminhos profissionais.

Fotografia: Divulgação