Católica Salesiana: artigo publicado em revista científica ajuda a conhecer as rochas e os minérios presentes no solo de Rio das Ostras               

Católica Salesiana: artigo publicado em revista científica ajuda a conhecer as rochas e os minérios presentes no solo de Rio das Ostras            

A produção científica pulsante da Faculdade Católica Salesiana, por meio do Programa de Iniciação Científica, tem resultado em publicações de artigos excepcionais em revistas científicas internacionais.

Desta vez, as alunas do curso de Engenharia Química Alice Dames Vieira, Maria Julia Siqueira Ferreira dos Santos e Brenda Pinto Muniz conquistaram a publicação do artigo “Radiometric Characteristics of Rio Das Ostras-Brazil” (em Português: “Características radiométricas de Rio das Ostras-Brasil”) na Revista “International Journal of Innovative Research in Engineering & Management”, de classificação B4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O artigo pode ser apreciado pelo endereço https://www.ijirem.org/IJIREM/ArchInfo.aspx?rep=325.

Segundo o coordenador de Pesquisa e Extensão da Católica Salesiana, Hans Schmidt, esta é mais uma vitória do Programa de Iniciação Científica que vem rendendo muitas publicações nos últimos semestres. “As alunas fizeram um excelente trabalho que poderá auxiliar em um uso mais assertivo do solo do município de Rio das Ostras, pois a pesquisa ajuda a conhecer mais sobre os tipos de rochas e minérios da região por meio da radiação emitida pelos mesmos”, disse.

“O período em que passei estudando aerogamaespectrometria na Iniciação Científica me possibilitou aprender muito sobre radioatividade e elementos radioativos como tório, urânio e potássio e como a técnica ajuda a detectá-los. Foi esta ótima forma de aprender e aplicar conhecimentos sobre radiação gama que resultou no estudo e na confecção do artigo”, explicou a estudante Alice Vieira, ao falar da satisfação pela publicação na revista.

 

Texto: Moira Paula

Fotografia: Divulgação

Assessoria de Comunicação Salesiana