As consequências da pandemia na saúde mental dos trabalhadores é assunto de live da Católica Salesiana

As consequências da pandemia na saúde mental dos trabalhadores é assunto de live da Católica Salesiana

Próximo de celebrarmos o Dia Internacional do Trabalho, o curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana de Macaé promoverá na próxima segunda-feira (26), em seu canal no YouTube, uma live sobre a saúde mental dos trabalhadores no contexto de pandemia.

O bate-papo será mediado pelos estagiários de psicologia Carlos Mayke e Luana Thomaz e contará com a participação das psicólogas e professoras do curso de Psicologia da Católica Salesiana, Aline Guarany e Emanuela Nunes. A psicóloga e diretora do CEPEM – Centro de Psicologia Empresarial, Fernanda Sola, também participará do encontro. Ela é responsável por diversos programas de psicologia corporativa e saúde mental do trabalhador das empresas do setor de Óleo e Gás de Macaé. A expectativa é atingir diferentes públicos e proporcionar, através da troca de experiências, um rico debate.

“Nosso curso tem como ênfases: “Psicologia e Saúde” e ”Psicologia e Trabalho”. O objetivo é fazer com que os estudantes também se interessem pelo tema, entendendo que a Psicologia não se resume apenas nas práticas em consultórios”, pontua Marcello Santos – coordenador do curso de Psicologia.

Segundo uma pesquisa coordenada pela Fiocruz, em parceria com outras instituições, sintomas de ansiedade e depressão estão presentes em 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais que atuam na pandemia de Covid-19 no Brasil. 44,3% dos entrevistados têm abusado de bebidas alcoólicas e 42,9% sofreram com mudanças nos hábitos de sono. Em contrapartida, apenas 30,9% foram diagnosticados ou se trataram de doenças mentais no ano anterior.

“Nossa ideia é conversar sobre os principais impactos na saúde mental dos trabalhadores, precarização do trabalho, desemprego, principais desafios encontrados em relação à saúde mental no trabalho em Macaé e refletir sobre possíveis contribuições da psicologia para sua prevenção”, finaliza Aline Guarany

Texto: Alysson Nogueira

Arte: Pedro Moreira

Assessoria de Comunicação Salesiana