Artigo de Engenharia de Computação estará no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

A produção científica da Faculdade Católica Salesiana estará presente no LII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2020) que neste ano acontecerá na versão digital, com submissões e eixos temáticos na plataforma do evento, entre os dias 3 a 5 de novembro.

O Artigo intitulado “Desenvolvimento de uma biblioteca de teoria das filas utilizando a Linguagem Python” é fruto do TCC homônimo do estudante de Engenharia da Computação, João Ricardo Côre Dutra, e do professor doutor, Alan Galante, tendo sido aprovado como pôster para a 52ª edição do Simpósio.

Com uma grande funcionalidade para empresas e negócios, o estudo teve como objetivo resolver problemas de gestão de filas de espera, através de uma ferramenta de tecnologia da informação: bibliotecas (códigos de programa para ser usado por outros programas de gestão de filas), gráficos e dados tabulados.

Segundo João Ricardo Côre Dutra e Alan Galante, a relevância do artigo se dá exatamente pela criação da biblioteca (códigos de programa, que estão disponíveis para uso público) que representa a realidade de uma fila de espera, a partir do uso da Linguagem Python.

“Depois da defesa do TCC, decidimos que o trabalho tinha potencial para se tornar um artigo. Como o SBPO 2020 deste ano tem como tema a Pesquisa Operacional (uma das áreas da Engenharia de Produção), o trabalho de conclusão de curso desenvolvido no Curso de Engenharia da Computação tem total relação com o tema. Logo, submetemos o artigo e no último dia 7 de setembro recebemos a confirmação da aprovação do trabalho como pôster”, explicou o professor ao relatar a satisfação de ambos em participar desse importante evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.

Fotografia: Divulgação