Alunos de Administração apresentarão trabalhos no CASI

Graduandos do curso de Administração da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA – tiveram seus artigos científicos aprovados e publicados pelo Congresso de Administração Sociedade e Inovação (CASI), onde também serão apresentados nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, na cidade de Petrópolis-RJ.

O evento iniciou em 2007 com o objetivo de oferecer cursos, palestras e atividades de pesquisa e extensão com a participação de alunos de graduação e professores do curso de Administração. Logo, o evento se expandiu e em 2011 tornou-se reconhecido nacionalmente.

Com o tema “A identificação de fatores motivacionais no gerenciamento da empregabilidade dos acadêmicos dos cursos de administração, psicologia e engenharia química da FSMA”, a aluna do 8º período de Administração, Fernanda Andrade explicou que não teve grandes dificuldades na construção do artigo. “A produção do trabalho não foi tão difícil uma vez que os alunos não hesitaram em responder as entrevistas para a construção do mesmo.  E após ser aprovada com nota 10 na apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, colocar o mesmo para publicação e ter sido aprovada, me deixa muito feliz”, disse.

XIII Semana de Administraçao e Comunicação - 1° dia - foto Paolla Itagiba-18Fernanda foi incentivada pelo professor da disciplina de “Gestão da qualidade, ergonomia, saúde e segurança”, Sergio Ricardo, que ressalta que a aprovação do artigo valoriza demais o nome da Faculdade tanto no aspecto da apresentação dos alunos como o conteúdo dos trabalhos. “Assim que a Fernanda defendeu o trabalho na banca eu fiz uma promessa a ela: vamos transformar seu trabalho em um artigo e vamos publicar! Essa aprovação eleva o nome da Faculdade num nível muito importante, especialmente em relação ao tema escolhido, pois é um assunto difícil em termos de bibliografia”, explicou Sergio.

Já a Luize Pimentel, do 6º período, começou a escrever o artigo “A logística de transporte aplicada em uma área pública: uma estratégia para a estrada Frade/Sana” desde o 3º período e a produção foi sendo aprofundada, com o suporte dos professores Jaqueline Moura e Júlio Boldrini. “Fiquei surpresa com a publicação, pois é a primeira vez que produzo um artigo. Como meu sonho é fazer o mestrado este é um dos pré-requisitos para ingressar, o que me deixa muito feliz”, revelou.

“A aprovação me deixou muito feliz, pois é o reconhecimento do meu trabalho e da professora Jaqueline Moura, que foi muito solicita em tudo e que me ajudou de fato. Além, é claro, de poder levar o nome da Faculdade para fora da cidade”, frisou Cristian Monteiro, 7º período, com o artigo denominado “Estratégia Organizacional: um estudo sobre o diagnóstico interno da empresa JRCoutinho de Macaé/RJ”, que também será apresentado no CASI.

A professora Jaqueline Moura, avaliou que o resultado alcançado com a aprovações destes três trabalhos para apresentação oral no CASI só reforça a qualidade dos alunos e da equipe de professores que fazem parte da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora de Macaé. “Os alunos respondem em competência se solicitados, isso significa que podemos e devemos estimular cada vez mais o desenvolvimento acadêmico de nossos alunos através da pesquisa científica, essa é uma forma enriquecedora de aliar o teórico e a prática na formação de nossos alunos”, finalizou Jaqueline.

Foto: Paolla Itagiba